A Psicologia Organizacional
Por: mrenata_83 • 17/2/2017 • Resenha • 368 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Página 1 de 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE[pic 1][pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ALUNO: Renata Conceição Mendonça
DISCIPLINA: Psicologia Organizacional
COORDENADOR DE DISCIPLINA: José Pedro Penteado Pedroso
TUTOR: Marta Batista de Souza
Preparação para AP1: Atividade das páginas 60 e 61
Questão/Respostas:
- Motivação: é algo que está intrísseco no ser humano e que se modifica a cada momento durante a vida, e é quem direciona e intensifica os nossos objetivos sejam eles pessoais ou no ambiente te trabalho.
- São: Fisiológicas, proteção, sociais, estima e autorealização
- É a escalada que cada individuo tem que fazer para atingir sua plena autorealização.
- O dinheiro é sim um fator motivacional, porém não é tudo pois se você não tiver um ambiente saudável de trabalho não adianta ganhar bem. Motivação no emprego vai além da remuneração.
- Teoria X
- Dirigidos
- Responsabilidades
- Segurança
- Dinheiro/ punição
Teoria Y
- Preguiçosos/irresponsáveis
- Criativos
- Responsabilidades
- Sim, pois o ser humano é mutável junto com a sociedade e para adaptar-se ao meio o homem vai se adequando de acordo com o que é nescessário.
- Variedade – uma função será tanto menos variada quanto mais consistente numa repetição rotineira de atividades; refere-se ao grau de exigência no que diz respeito ao uso de competências, atividades e conhecimentos diversificados.
- Identidade – o grau em que a função requer a execução de um trabalho identificavél com o princípio e fim, e que origina um resultado viável.
- Significado - diz respeito ao impacto do trabalho nas vidas dos outros, seja dentro ou fora de uma organização; quanto maior o impacto maior o significado do trabalho.
- Autonomia - o nível de independência no planejamento do trabalho e na respectiva forma de organização.
- Feedback - refere-se a quantidade à informação sobre o progresso do individuo na execução da tarefa e os níveis de desempenho alcançados.
- O motivo que mobiliza o comportamento das pessoas não é determinado unicamente pelas necessidades internas e biológicas como as teorias homeoestáticas diz, mas a mobilização do seu comportamento ocorrerá pelo resultado da configuração dos motivos pessoais e interpessoais desse grupo social que ele está inserido.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com