A Psicologia Organizacional
Por: Sim 02 • 16/1/2018 • Trabalho acadêmico • 6.280 Palavras (26 Páginas) • 232 Visualizações
Estudo para Prova
DATA: 15/09/2017
NOME DO ALUNO: Oseias Andreas Genaro | |
POLO: Serrana SP | |
DISCIPLINA: Psicologia Organizacional | TUTOR: Larissa Medeiros Marinhos dos Santos / Marcus Vinícius Martins |
- Na definição proposta por Camargo (2014), o que é psicologia organizacional?
Um campo de estudo sobre o trabalho e as organizações que visa as múltiplas relações entre pessoas, os grupos organizações com a finalidade de contribuir para a promoção de um ambiente saudável e produtivo.
- A partir do material lido durante a disciplina, diferencie Psicologia Organizacional da Psicologia do Trabalho e indique como estas se complementam.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
O trabalho é considerado o principal campo de atuação da Psicologia Organizacional. Ele se relaciona à ação do homem sobre a natureza. Para a Psicologia do Trabalho, tem papel central na vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que elas constroem algo novo exterior (consequência do seu trabalho) este a transforma internamente.
- De acordo com o livro-texto, foram 3 (três) os princípios formulados por Taylor para a administração cientifica, quais são eles?
Taylor buscava melhorar a eficiência do trabalho e, em consequência, a produtividade, a partir do método científico que implicava o estudo do tempo dos movimentos para a realização de um trabalho e no planejamento. O seu método consistia:
No planejamento dos métodos do trabalho
Na seleção e treinamento dos trabalhadores em relação aos novos métodos
Na busca de um ambiente melhor de trabalho a partir da cooperação entre trabalhadores e administradores.
- A análise de Cargo ou do Trabalho é uma das ferramentas da Psicologia para atender as necessidades da Administração Científica. Responda o que é e como é feita a análise de cargo?
É um método usado para descobrir o melhor modo de fazer as coisas e, a partir daí, planejar os métodos de trabalho, selecionar e treinar os trabalhadores. A análise do trabalho, também camada de análise de cargo, é o procedimento utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades. Isso implica fazermos uma descrição detalhada das atividades envolvidas em um cargo, determinarmos a relação deste cargo com outros, além de averiguarmos o conhecimento, habilidades e capacidades necessárias para que uma pessoa tenha bom desempenho no cargo.
- Segundo o livro-texto, no campo da engenharia, Frank e Lilian Gilbreth, deram origem as pesquisas no campo dos Fatores Humanos. Responda o que é a Psicologia dos Fatores Humanos e quais são as implicações deste campo?
A Psicologia dos Fatores Humanos é uma especialidade da Psicologia Organizacional, na interface com a Engenharia, que estuda meios de aprimorar os desenhos das máquinas e o ambiente de trabalho para melhora atender às necessidades das pessoas.
- Segundo Wallon (1975 citado por Camargo, 2014), como o método de gestão taylorista pode dissociar o trabalhador da sua atividade?
O modo de gestão taylorista não deixa o trabalhador agir, pois dissocia sua atividade do querer. Isso faz com que este tenha que ter vigilância constante, “uniforme e sem gestos”. Não é que tal método exija muito do trabalhador: na verdade , ele exige demasiadamente pouco . Ao escolher o movimento que o trabalhador tem que realizar, e geralmente esse é um movimento mínimo, priva-o de sua iniciativa. Ora, privá-lo de sua iniciativa durante seu dia de trabalho, durante suas oito horas ou mais de atividade, resulta em um esforço mais extenuante que um trabalho que exija mais esforço.
- Quais os problemas de saúde do trabalhador atribuídos pelos pesquisadores a moo de gestão taylorista?
Problemas de saúde física: fadiga crônica, úlceras, doenças cardiovasculares, doenças musculares e ósseas e insônias.
Problemas de saúde mental: ansiedade, irritabilidade, neuroses, depressão, fadiga nervosa etc.
- De acordo com os pressupostos da Administração Científica, quais seriam as funções da seleção e do treinamento?
O objetivo é a eficiência no trabalho e o aumento e produtividade.
Selecionar: envolve um conjunto de práticas e processos utilizados para escolher o candidato que mais parece ser o mais adequado para a vaga de acordo com as qualificações, habilidades e talentos pré-definidos.
Treinar: implica em capacitar ou aperfeiçoar alguém para exercer eficientemente determinada função. Uma das principais finalidades do treinamento é ampliar o controle. O treinamento serve também para transmitir valores e normas da organização e, assim, contribuir para a formação de um ambiente homogêneo e disciplinado.
- Qual foi o fator mais importante descoberto na pesquisa realizada em 1924, na fábrica da Western Eletric Company em Hawthorne (Chicado/EUA), que deu origem ao movimento das Relações Humanas?
Constataram que o fator que mais influenciava a produtividade no trabalho não eram as condições do ambiente e nem tanto o pagamento e os métodos de trabalho, mas o fato de os trabalhadores perceberem que estavam sendo observados, de se sentirem importantes por estarem participando de uma pesquisa. O aumento da produtividade parecia refletir os sentimentos de competência dos trabalhadores, isto é, um sentimento de domínio do trabalho e do ambiente.
- Sobre a preocupação com a exclusão dos trabalhadores a partir do movimento dos direitos civis (1964) nos Estados Unidos, quais a sua importância e implicações sobre as organizações?
Tornou ilegal a discriminação contra as minorias e teve impacto na maneira como as organizações contratavam e lidavam com seus funcionários. Foi a partir desta aprovação que as organizações passaram a contratar os trabalhadores respeitando a nova lei contra a discriminação racial, sexual e religiosa e das pessoas com deficiências.
...