A Psicologia Organizacional
Por: Miryth • 12/3/2019 • Projeto de pesquisa • 1.431 Palavras (6 Páginas) • 263 Visualizações
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
2016
1 INTRODUÇÃO
A psicologia organizacional tem como objetivo o estudo dos fenômenos psicológicos encontrados no ambiente de trabalho, visando solucionar os problemas voltados à gestão de pessoas para que se obtenha um bom ambiente organizacional, propondo condições favoráveis ao trabalho e ao desenvolvimento humano e como consequência o alcance de metas e lucros para a empresa.
Podemos observar diversas áreas de atuação da psicologia organizacional como: Recrutamento e Seleção; Análise de cargos e salários; Aplicação de testes comportamentais (coaching); Mapeamento dos colaboradores; Avaliação de desempenho; Gestão de ambiente organizacional; Solução de problemas e conflitos entre profissionais; Planejamento de carreia; Retenção de talentos entre outros, o psicólogo neste contexto tem como objetivo realizar uma conexão entre gestores e empregados. A saúde e boas condições de trabalho influenciam para o melhor desempenho deste colaborador e também maior satisfação à empresa.
De acordo com SAMPAIO (1998, p.21) as três faces da Psicologia do Trabalho, corresponde a três momentos da história desta psicologia no Brasil, sendo a primeira chamada de Psicologia Industrial, que resumidamente trata da seleção e colocação profissional. A segunda Psicologia Organizacional, uma ampliação do objeto de estudo, assim como desenvolve estudos de aprimoramento dos treinamentos e dos Recursos Humanos, sendo que está psicologia possuí caráter instrumental, o qual valoriza as teorias comportamentais. E a terceira, a reposição da Psicologia do Trabalho, como área que buscou levar a compreensão mais próxima do homem que trabalha.
Para maior aprofundamento prático sobre o assunto, foi realizada uma pesquisa de campo no formato de entrevista com a psicóloga M.I.B.O. da área Organizacional que atua como Coaching. A entrevista teve como objetivo entender melhor sobre a prática profissional, ambiente de trabalho, público atingido, formação necessária, mercado de trabalho e a visão que se tem do psicólogo nos dias atuais.
2 METODOLOGIA
A. Caracterização do campo (contexto, área) de atuação:
1. Descreva sua(s) atividade(s) como psicólogo, isto é, descreva especificamente o quê faz e como faz como profissional neste contexto.
Coaching é um processo de orientação que leva a pessoa a refletir sobres seus objetivos. Principal foco de trabalho Coaching Organizacional, ajuda no redirecionamento pessoal e profissional trançando caminhos juntamente com o cliente para chegar ao objetivo desejado, ajuda na redefinição de objetivos pessoais e no auxílio para promoção de carreira, normalmente usasse de 12 sessões, sendo elas semanais. Trabalho com coach individual focando em seus objetivos e metas pessoais e coach em grupo focando no benefício e qualidade de trabalha da empresa.
2. Onde é e como é o seu local de trabalho?
No consultório sendo o coach individual pessoal, organizações e em faculdades.
3 Na sua opinião, quais as condições necessárias para a realização de seu trabalho? Você as tem? Você tem autonomia nas suas decisões relacionadas à sua atividade?
Para a realização de meu trabalho, preciso de condições estruturais na organização para que consiga aplicar desenvolver o processo de coaching com o colaborador e que a organização esteja aberta para e disposta para a realização de desse trabalho.
A empresa que me procura para realizar esse trabalho então elas sempre se organizam para me fornecerem essas condições.
Meu trabalho é em conjunto com o departamento de RH e com as lideranças, então minha autonomia está sempre relacionada com o que a empresa busca e quer desenvolver.
4 Você, nas suas atividades, trabalha com outros profissionais? Se sim, quais?
Sim, com profissionais de diversas áreas, do setor Operacional, Administrativo e de Desenvolvimento em todos os níveis hierárquicos.
5. Você se considera satisfeito com seu trabalho, atualmente? Poderia nos explicar os motivos disso?
Muito, se precisasse faria tudo de novo, aprendi muito com a área de RH e treinamento, quando vejo a mudança a há nada melhor.
B. População atendida
6. Como se caracteriza a clientela atendida por você em relação à: faixa etária; sexo; classe social; escolaridade e profissão?
Para fazer coaching não há necessidade de faixa etária especifica, porém, as pessoas mais velhas encontram resistência na mudança, no novo. Muitos jovens em fase universitária, procuram coach para definir seus objetivos na área de formação escolhida.
7. De que maneira essas pessoas chegam até você (por ex., por iniciativa própria, encaminhadas a você diretamente, encaminhadas à Instituição, etc.)?
Chegam através de indicações, através de conhecidos que já o fizeram, o mesmo vale para empresas.
8. Na sua opinião, qual a imagem que a população tem do psicólogo e da Psicologia?
Hoje em dia está muito melhor, quando me formei (1982) as pessoas buscavam em outra cidade pois tinham vergonha de serem vistas entrando em um consultório, hoje com o auxílio da internet isso não existe mais, a profissão se desmitificou, quando você indica terapia para uma pessoa ela acha interessante e pergunta se conhece algum profissional para ir.
9. Na sua opinião quais são as contribuições que a profissão de psicólogo tem dado à sociedade como um todo?
O psicólogo vem mostrar diversidade, entendimento do diferente o quanto as pessoas são diferentes e mesmo assim continuam sendo seres humanos, contribui em diversos pontos na questão relacionamento, vem para entender a dimensão do ser humano.
C. Formação profissional na graduação (Faculdade de Psicologia)
10. No seu ponto de vista, quais são os requisitos necessários para a formação do profissional para a sua área de atuação? Seu curso de formação atendeu a esses requisitos?
Para
...