A Psicologia Organizacional
Por: 1981vania • 30/8/2023 • Trabalho acadêmico • 461 Palavras (2 Páginas) • 67 Visualizações
Psicologia organizacional
É o campo da psicologia relacionado ao estudo do comportamento humano dentro das empresas. Tendo isso em vista, os conhecimentos de psicologia são empregados na tentativa de compreender o comportamento individual e coletivo para aplicar recursos que melhorem a qualidade de vida e desempenho de atividades dentro da empresa.
Diferença de Psicologia Organizacional X Psicologia do Trabalho
Psicologia Organizacional: A psicologia organizacional tem como foco manter o ambiente de trabalho saudável. Para isso, foca no desenvolvimento dos profissionais de maneira geral e na solução de problemas ligados à gestão de gente. Dessa forma, além de garantir um bom clima organizacional, também influencia na produtividade das equipes, no alcance de metas e de resultados positivos.
Psicologia do trabalho: A principal função da psicologia do trabalho é estudar quais as formas de melhorar a qualidade de vida dos profissionais no ambiente de trabalho.
Ambos são complementares, mas possuem um enfoque diferente.
Benefícios da Psicologia Organizacional
Melhorar a produtividade: o profissional de psicologia organizacional pode atuar na resolução desse problema buscando entender o que torna o ambiente de trabalho estressante. Ele pode procurar estratégias para promover um ambiente corporativo mais tranquilo e, consequentemente, aumentar a produtividade dos funcionários.
Reduzir o turnover: a aplicação da psicologia organizacional, tanto na contratação como na promoção de um ambiente mais favorável, diminui o turnover dentro da empresa. Os funcionários sentem-se satisfeitos com o trabalho e tornam-se capazes de produzir mais e melhor, permanecendo mais tempo na organização e diminuindo custos com demissões e novas contratações.
Aumentar a motivação: além da promoção de um ambiente mais agradável, a psicologia organizacional pode ser aplicada em avaliações de desempenho. Quando bem aplicadas, essas avaliações apontam caminhos para o crescimento pessoal e profissional, aumentando o engajamento e oferecendo uma noção de propósito ao colaborador.
Áreas de atuação da Psicologia Organizacional
Recrutamento de seleção, cultura organizacional, gestão de conflitos, benefícios, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários.
Como colocar a Psicologia Organizacional em prática?
O uso dessa área da psicologia pode ser feito com diferentes focos: desde a contratação até o planejamento de carreira do funcionário.
Na hora da contratação, já é preciso pensar em como contratar uma pessoa adequada ao ambiente. Ou seja, aquele que além das qualidades técnicas, tenha uma personalidade compatível com a empresa.
Depois da admissão, a gestão de pessoas pode utilizar uma série de ferramentas para avaliar o desempenho. A intenção é identificar o que colaboradores precisam mudar.
Isso pode ser feito, por exemplo, com os testes comportamentais. Esses testes têm como objetivo mapear os funcionários por personalidade e comportamento
Além disso, o ideal é aplicar também, avaliações de desempenho e performance. Elas devem ser feitas periodicamente para avaliar o funcionário e a gestão. Com isso, é possível traçar um plano de carreira para o profissional, ao definir objetivos e planos.
...