A Psicologia Social Preconceito, Estereótipo E Discriminação
Por: Cahterra • 10/5/2023 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 91 Visualizações
IIES – INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
CAMILA SIQUEIRA TERRA FRANÇA
BRUNNA CAROLINE ESTANISLAU VALÉRIO BONIFÁCIO
RICARDO DA SILVA ORSI
TATIANE CISTERNA SIQUEIRA
PSICOLOGIA SOCIAL
ITAPETININGA
2023
CAMILA SIQUEIRA TERRA FRANÇA
BRUNNA CAROLINE ESTANISLAU VALÉRIO BONIFÁCIO
RICARDO DA SILVA ORSI
TATIANE CISTERNA SIQUEIRA
PSICOLOGIA SOCIAL
PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO E DISCRIMINAÇÃO
Trabalho apresentado no curso de graduação
da faculdade IIES - Instituto Itapetiningano
de Ensino Superior
ITAPETININGA
2023
Sumário
Introdução
Psicologia social surgiu no início do século XX. Duas obras de William McDougall e Edward Ross publicadas no ano de 1908, marcam a fundação oficial da psicologia social moderna
Podemos dizer que é a ciência que estuda o comportamento, principalmente do ser humano.
O enfoque da psicologia social é estudar o comportamento do indivíduo no que ele é influenciado socialmente. Isso ocorre até mesmo antes do nosso nascimento, origens familiares, cuidados na gestação e no significado de ter um filho para a família.
DISCRIMINAÇÃO É O PRECONCEITO NA AÇÃO
Quando falamos sobre discriminação, estamos colocando em prática o preconceito. Discriminar é separar, isolar, diferenciar uma pessoa ou grupo por seu gênero, origem, orientação sexual ou qualquer outra forma de julgamento que as prejudiquem.
Por ferir o direito do tratamento igual, a discriminação é criminosa, pois separa as pessoas como se tivessem direitos e outras não.
Uma das missões da psicologia é proteger a integridade psíquica e emocional das pessoas, zelar pelo respeito, subjetividade e singularidade das pessoas. Feito isso, estamos comprometidos com a defesa, promoção e garantia dos direitos humanos.
PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS
O estereótipo é o conjunto de crenças que passa uma imagem simplificada das características de um grupo, generalizando aos membros que dele fazem parte. São formas rígidas, infundadas, esquemáticas de pensamentos que resultam dos processos cognitivos de simplificação e que se generalizam não só a um determinado grupo como todos os elementos que o integram. Significa também impressão sólida, e pode dizer respeito a aparência, roupas, comportamentos, cultura. São muitas vezes confundidos com preconceitos, uma vez que acabam por se tornar rótulos, frequentemente pejorativos, causando impacto negativo no individuo alvo.
Já o preconceito, é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos ou tendências de comportamentos. O preconceito é a atitude que envolve um pré-julgamento, na maioria das vezes negativo, relativamente a pessoas ou grupos, ignorando as diferenças individuais. Embora o preconceito também esteja firmado na categorização social difere do estereótipo, pois além de atribuir as características ao grupo, ainda as avalia, emitindo na maioria dos casos juízos negativos a seu respeito.
...