A Psicologia Social e o Social na Psicologia
Por: Gabriel Marcilio • 5/5/2019 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
A Psicologia Social e o Social na Psicologia
O vídeo encaminhado pelo professor, é um documentário que conta a historia da psicologia social no estado de São Paulo, abordando suas raízes e suas fases de desenvolvimento como área especifica da psicologia.
A psicologia social nasce do interesse em correlacionar a psicologia com outras ciências sociais. Sua base de estudo se apega as ideologias e conflitos do século XX (guerras, capitalismo, socialismo etc.) Uma de suas missões era prever e intervir em novas tragédias sociais. Além disso, procurava explicar as relações coletivas e como cada individuo reagia aos estímulos sociais.
Esse campo da psicologia possui uma variedade de teorias, justamente por ter que se adequar a sociedade do país em que esta sendo aplicada e pensada. Sendo assim, cada país desenvolve sua psicologia social com base em sua cultura, tradições e crenças sociais.
Sua principal fonte de conhecimento se liga ao processo de influencia social, e chega a receber o titulo de psicologia dos “porquês”.
O materialismo histórico foi responsável pela reconstrução do conhecimento que atende á demanda social e o cotidiano individual. Teorias essas que interferem no mapeamento e construção histórica da sociedade e suas relações.
Em um dos fatores primordiais que entendem o individuo, se afirma que o homem não sobrevive a não ser em relação com outros homens. Essa linha de raciocínio moraliza e aumenta a importância da psicologia social.
O que faz com que toda psicologia tenha uma vertente na psicologia social, já que o homem pode ser visto como fruto de relações passadas e futuras que produziram impacto em sua formação.
...