A Psicologia da Personalidade
Por: LSCF • 11/10/2018 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Personalidade
A personalidade tem como qualidade central a estabilidade. Quando se avaliam o estado psicológico e o comportamento de uma pessoa, três fenômenos devem ser considerados:
-Os tipos de comportamento ou estado emocional, caracterizados como normais ou anormais, vaiam enormemente com a idade.
-O fato de que o desenvolvimento psicológico não prossegue de modo uniforme: ocorre em estágios descontínuos, separados por períodos de mudanças bruscas ou de transição para outro.
-O ambiente ou a cultura em cada pessoa vive, com suas peculiaridades, tradições e costumes.
Teoria da personalidade completa responde→ o quê? Como? Por quê?
O quê: refere-se às características da pessoa e como umas estão organizadas em relação às outras. Como? Diz respeito aos determinantes da personalidade de uma pessoa, em que nível e de que maneira os fatores genéticos e ambientais interagem para produzir este resultado. O porquê: trata das razões para o comportamento do indivíduo e diz respeito aos aspectos motivacionais da pessoa.
Considera-se que aspectos genéticos, tais como inteligência e temperamento, marcam as diferenças principais entre as pessoas, enquanto fatores ambientais como cultura, classe social, família e grupos sociais tendem a tornar as pessoas parecidas. Há um consenso que a personalidade é multideterminada.
Os fatores genéticos são geralmente mais importantes em características como a inteligência e o temperamento, e menos importantes com relação a valores, ideias e crenças. O fato de que algumas diferenças surgem cedo, de que são duradouras e parecem ser relativamente dependentes da história de aprendizagem do indivíduo, sugere que essas diferenças se devem a características genéticas ou hereditárias. Em síntese, os genes desempenham o papel de nos tornar parecidos como humanos e diferentes como indivíduos. A influencia dos genes em um determinado traço de personalidade será elevada se a herdabilidade também for alta.
Os determinantes ambientais abrangem influencias que tornam muitos de nós semelhantes uns aos outros. A cultura: poucos aspectos da personalidade de um indivíduo podem ser compreendidos sem referencia a um grupo ao qual a pessoa pertença. A classe social: determina o status dos indivíduos, os papeis sociais que eles desempenham, os deveres que lhe são atribuídos e os privilégios de que desfrutam. A família: cada padrão de comportamento parental afeta o desenvolvimento da personalidade da criança através de seu comportamento que causa reações nas crianças; servem como modelos de identificação; recompensam comportamentos de forma seletiva. Tais interações independem dos pais compartilharem com a criança uma herança genética
...