A Psicologia da Personalidade
Por: giocamilo • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
CURSO PSICOLOGIA - HT
Giovanna Camilo
Julia Barroso Paiva
ESTUDO DE CASO
Psicologia da Personalidade
- REFERÊNCIA DO FILME
O Quarto de Jack. Direção: Lenny Abrahamson. Produção de nome do produtor. Local (cidade ou país): Irlanda, 2016. Netflix.
- RELATO DO CASO (02 páginas)
O filme "O Quarto de Jack" relata a história de Joe e seu filho Jack. Joe aos 17 anos foi sequestrada e estuprada, passou a ser confinada dentro de um quarto. Logo a jovem dá à luz a Jack, durante alguns anos Joe e Jack só tinha contato com o sequestrador, o velho Nick que supre as necessidades básicas dos dois.
Quando o menino completa cinco anos Joe tenta encontrar formas para escapar do quarto e mostrar o mundo exterior para o seu filho.
Depois de algumas tentativas frustradas, finalmente o plano de fuga dá certo, quando Joe é liberta do quarto isolado, é levada junto com o seu filho para o hospital, onde recebem os devidos cuidados. Ao decorrer do filme observa-se que depois da liberdade ambos passam por novos desafios e readaptações, após a liberdade a primeira dificuldade enfrentada foi criar vínculos com as pessoas, começando pela família. Joe pensava que estava sendo um incomodo para as pessoas ao seu redor. Jack precisou aprender a se relacionar com a sua família e com um mundo totalmente diferente com o que ele estava acostumado.
Ao passar algumas semanas de adaptação com esse novo mundo, a família de Jack achou por bem já matriculá-lo em uma escola, pois o menino já tinha passado da idade de frequentar uma escola e ter contato com outras crianças da mesma idade.
No primeiro dia de aula, Jack estava completamente perdido e confuso na escola nova, naquele ambiente novo. Ele não entendia o porquê precisava estar ali, e porque tinha um monte de crianças correndo, pulando e brincando, era tudo uma novidade para o menino que temeu tudo o que estava acontecendo naquele lugar.
Ao entrar na sala de aula, Jack foi logo para o canto da sala e ficou sozinho observando os colegas todos animados e contanto uns para os outros o que tinham feito nas férias. Depois de algum tempo uma menina se aproximou de Jack e perguntou o seu nome e o por que ele estava tão quieto e longe de todos, o menino por sua vez abaixou a cabeça em silêncio pois estava muito assustado.
Alguns dias se passaram e Jack continuava se isolando dos colegas e com medo, na hora do intervalo Jack ficava observando seus colegas brincando, então novamente a menina se aproximou e perguntou para ele se queria brincar com os outros colegas. Então Jack abaixou a cabeça amedrontado e respondeu que não sabia brincar de nada do que os seus colegas brincavam.
A menina então começou a perguntar onde ele morava, se ele tinha muitos brinquedos e irmãos, finalmente Jack começou a trocar algumas palavras com a menina, e logo perguntou o nome dela, então a menina respondeu que seu nome era Luíza.
Depois de alguns dias Jack e Luíza se tornaram grandes amigos, assim Luíza quis apresentar seus amigos da escola para Jack, mas para o menino lidar com muitas pessoas ainda era algo complicado e estranho, então muito amedrontado saiu correndo e se isolou em um canto.
...