A Psicologia da Personalidade
Por: Lupafada • 31/8/2023 • Artigo • 383 Palavras (2 Páginas) • 47 Visualizações
A personalidade é o conjunto de ações psicológicas que dita a forma de pensar, agir e sentir de cada um. É a parte da psicologia que se dedica a descrever e explicar as particularidades humanas duradouras, não patológicas e que influenciam o comportamento dentro de uma determinada população, nos permite compreender, de maneira mais complexa e empática as diferenças individuais.
A formação da personalidade depende de vários fatores e a maioria deles pode ser acompanhada pelos pais observando alguns sinais como: Desconfiança generalizada, falta de interesse em relacionamentos, carência excessiva, perfeccionismo ao extremo etc. temos os aspectos genéticos, suas características psíquicas também sofrem influência do ambiente em que são criados, das crenças familiares, dos vínculos afetivos, do convívio social e de experiências emocionais vividas na infância. Todos esses fatores somados vão formando a personalidade da criança à medida que ela se desenvolve, portanto, o papel dos pais, escola e sociedade influenciam diretamente no adulto que a criança irá se tornar. Tudo o que ocorre na vida de uma pessoa influencia as características de sua personalidade.
Os quadros de transtorno de personalidade abordados nesta disciplina, como Borderline, transtorno de personalidade antissocial, comportamento auto destrutivo indireto, psicopata, sociopata, são transtornos de personalidade que não têm uma cura conhecida, esses distúrbios podem ser controlados e amenizados, através de psicoterapia, que inclui psicoterapia individual e terapia em grupo, aliada ao tratamento medicamentoso, sendo diferente para cada tipo de transtorno de personalidade, basicamente ameniza e controla os sintomas, um diagnóstico correto e um tratamento adequado e eficaz, garante uma boa qualidade de vida para as pessoas que tem os transtornos e os que fazem parte de sua vida.
O profissional de psicologia ajuda as pessoas a enxergar conflitos inconscientes que contribuem para causar os sintomas e traços característicos de seu transtorno. A terapia também ajuda essas pessoas a se tornarem mais flexíveis e perceber como interpretam situações de sua vida, padrões de comportamento que prejudicam seu cotidiano, afetam o seu convívio e suas percepções de si mesmas e do mundo.
É possível perceber que a psicologia é uma área muito importante pois auxilia com relação ao nosso convívio social e o nosso próprio autoconhecimento. Atualmente tabus que rodeavam essa especialidade foram deixados de lado, visto o quanto essa área pode ser benéfica para o desenvolvimento de jovens, adultos e até mesmo crianças.
...