A Psicologia do Desenvolvimento e Ciclo Vital
Por: Yanefavaretto • 18/4/2020 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – CURSO DE PSICOLOGIA
ATIVIDADE DE ESTUDO DOMICILIAR 16 A 29/3
MATÉRIA: Psicologia do Desenvolvimento e Ciclo Vital
PROFESSORA: Caroline Eltink
ALUNO: Yanê Favaretto Moreno.
RA: N6123B-9
SEMESTRE: 1º
TURNO: NOTURNO.
QUESTÕES, TEXTO 3 E 3.1:
TEXTO 3:
1 - A família e a escola são instituições independentes, e, desta forma, suas atuações no que tange ao desenvolvimento da criança deverão ocorrer mesma forma ou de maneira complementar? Justifique a sua resposta.
Resposta: Ambas são imprescindíveis para o desenvolvimento da criança, atuam de formas diversas, porém complementares.
A Família é o primeiro contato da criança então é a responsável para ensinar os primeiros princípios que a mesma terá como base pra todo tipo de relação perante a sociedade, levará para a vida, os princípios de respeito ao próximo e ética. Ou seja, formará o que a criança se tornará como pessoa.
A escola atua como um complemento educativo, e de inclusão da criança na sociedade a qual tem a função de fornecer todo desenvolvimento intelectual de forma didática e inclusão social.
TEXTO 3.1:
De que forma, o modo de vida atual a estrutura econômica social e o histórico de vida podem influenciar nas relações familiares e no desenvolvimento da criança presente neste contexto? Justifique a sua resposta:
Resposta: A estrutura econômica social, reflete diretamente a realidade que a criança vive, de acordo com o nível econômico a criança tende a viver uma realidade até cultural.
Ao vivenciar uma crise econômica, o qual estamos prestes a entrar por exemplo, a criança vai se desenvolver dentro de um racionamento. O qual não aconteceria se a criança fosse criada em uma família milionária, em uma época em que a economia estivesse boa.
Ainda, a criança vai ser sempre um reflexo da família, então se for criada em um ambiente de tensão econômica, onde a família só está voltada a “como conseguir dinheiro” pode ser que a família deixe a criança de lado, deixando marcas para o resto da vida. Em algum dos casos acabam terceirizando a função de cuidar da criança de tal forma que terceirizam também a sua criação.
...