A Psicologia do Envelhecimento
Por: mariana.borba • 28/4/2020 • Resenha • 370 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
Mariana Alves L. Da Rosa
Psicologia do Envelhecimento
Professora Gisleine Lourenço
Canoas
2017
Observação
Para o desenvolvimento do trabalho a observação foi realizada no asilo Lar do Idoso Carinho, na cidade de Novo Hamburgo. O Asilo foi fundado em 09 de junho de 2007, com o objetivo de proporcionar satisfação, saúde e bem estar a todos os óspedes, além de segurança e tranquilidade. O lar oferece atendimento a idosos, acima de 60 anos, que além das acomodações, envolve atendimento clínico, nutricional, fisioterápico, entre outros. Recreação e entreterimento. É possivel que a hospedagem seja permanente ou por temporada, disponibilizando quartos duplos, triplos e coletivos, além de contar com atendimento 24 horas, de um clínico geral, especializado em geriatria, técnicos de enfermagem e auxiliares. Contam com a colaoração da comunidade para manter o lar em condições de abrigar os idosos e manter o atendimento oferecido a eles.
A senhora observada, tem 84 anos, está na instituição há dois anos. Procurou a instiuição porque o salário que recebia não era suficiente para sobreviver, morava sozinha, embora tenha tentado morar com uma das filhas, o que não deu certo. Teve cinco filhos, quatro estão vivos.
Ao observa-la, aparenta gostar de estar lá, é bem entrosada e participa de todas as atividades propostas pela recreadora, gosta de dançar e estar em movimento, mostra-se ativa. Em um dado momento retirou-se para ler a biblia. Nota-se que está com problema de visão, pois ao ler aproximava bastante o livro ao rosto, o que transparece sua dificuldade para ler. Alguns minutos depois parecia um pouco irritada com sua dificuldade, largou o livro e ficou sentada, pensativa e observando os demais ao seu redor, mas logo já emendou uma conversa com uma colega de lar.
Pode-se concluir então, que durante muitos anos pensar em asilo era sinônimo de abandono pelos familiares. A partir da visita no asilo, percebo a importância da existência desse tipo de instituição. Os idosos têm neste local uma opção de viver com dignidade, apoio físico, emocional, onde para muitos a opção é deles em procurar a instituição. De acordo com o que lemos sobre o envelhecimento (Baltes,2006), percebemos a importância e o bem estar que há nas relações que os idosos matem, sejam elas mais ou menos significativas emocionalmente.
...