A Psicologia do desenvolvimento e ciclo vital
Por: Beatriz Isidorio • 28/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 750 Visualizações
INTRODUÇÃO
Entender o processo de desenvolvimento é indispensável para a construção do conhecimento, e esse processo é apresentado de diferentes formas e por varias teorias, cada uma privilegiando suas dimensões e explicando as relações e pressupostos.
Nesse trabalho iremos abordar a abordagem de Wallon e Piaget do primeiro estágio de vida de uma criança.
Segundo Wallon, existem duas condições que surgiram para desenvolvimento e que são fatores que emergem na seguinte ordem de estagio: Fatores orgânicos e fatores sociais. Os estágios adquirem sentido dentro de uma sucessão temporal, ou seja: cada estagio da continuidade e prepara para o próximo.
Wallon dividiu em cinco os estágios: 1 - Impulsivo emocional (0 a 1 ano), fase onde predominam atividades de exploração e inicio discriminação das formas de comunicação do corpo. 2-Sensório motor e Projetivo (1 a 3 anos), começa então a exploração do ambiente físico com auxilio da fala e da instrumentalização cognitiva. 3 – Personalismo (3 a 6 anos) Começa a exploração do eu e a descriminação com o outro. 4 – Categorial (6 a 11 anos) fase onde há a exploração mental do mundo físico em categorização. 5 – Puberdade e Adolescência (11 anos em diante) Exploração de si em meio a confronto de ideias, questionamentos e discriminando sua autonomia e independência.
Piaget Formulou uma teoria que pressupõe a evolução progressiva do conhecimento por meio de estruturas de raciocínio que se integram umas às outras através de estádios de desenvolvimento. O desenvolvimento cognitivo da criança matura através de constantes desequilíbrios e equilibrações.
A teoria do desenvolvimento cognitivo ou da inteligência de Piaget está pautada nos pressupostos epistemológicos do construtivismo, Ele dividiu seus estádios em quatro, sendo eles: o estágio sensório-motor: de 0 a aproximadamente 18 ou 24 meses, o estágio pré-operatório: aproximadamente de 2 a 6/7 anos, o estágio operatório-concreto: de cerca de 7 até aproximadamente 11/12 anos e o estágio formal: a parti de 11/12 anos.
DESENVOLVIMENTO
Wallon - Estagio Impulsivo emocional (0 a 1 ano)
Henri Wallon detalha que na primeira fase que vai até os três meses o bebê se manifesta com reflexos e com movimentos impulsivos. Existe um domínio claro de suas necessidades fisiológicas como a fome e o sono. O bebê que já não tem suas necessidades automaticamente atendidas como no ventre, começa então a lhe causar certo desconforto que iram gerar certa ansiedade o que acarretaram em movimentos reflexos e impulsivos não intencionais.
A Criança nessa fase não possui habilidade para demonstrar seus desejos de bem ou mal – estar, e seus impulsos não intencionais acabam a ter um efeito com grande significado para o ambiente, promovendo então intervenções e iniciando então seu processo de comunicação. O adulto começa então a entender as manifestações e juntos constroem repertorio e significados comuns.
Sensibilidades intero,próprio e exteroceptiva
A principio a criança esta voltada para as suas sensações internas e o seu desenvolvimento de atividades de relação estão ainda em período inicial.
A sensibilidade interoceptiva , que são sinais dos órgãos que se aglomeram e são enviados para o cérebro e suas sensações como exemplo a fome que é fortemente sentido pela criança.
A sensibilidade proprioceptiva ,esta relacionada as terminações musculares e não nos órgãos como a interoceptiva.Suas sensações são provacadas pelo corpo no espaço, ou seja por seus tendões , articulação .Seus movimentos remetem em reações de bem ou mal-estar, seus musculos reagem aos estímulos , o que leva a criança a voltar se completamente para esse tipo de manifestação.
A sensibilidades exteroceptiva se diferencia das anteriores por que sua relação agora esta relacionada com o mundo externo.Suas reações estão extremamente incipientes e a criança da respostas motoras para a redução de sua tensão já que não sofre inibição.
Simbiose fisiológica e afetiva
A simbiose fisiológica, a criança esta totalmente ligada a dependência no adulto para que consiga sobreviver . A partir desse momento a criança se comunica atraves de impulsos motores, construindo então uma relação afetiva com seu meio.A criança a partir disso começa a construir associações que se manifestam sejam elas satisfatórias ou não.
Movimentos
Esse sem duvida é um dos principais formas de comunicação da vida psíquica com o ambiente externo.
Começa a tradução do mundo interno da criança.Wallon apresenta em três formas: movimentos de equilíbrio onde a criança criar compensações e ajustes para controle do corpo sobre a gravidada.A segunda a criança cria concepções de si e dos objetos no espaço ,e a terceira e não menos importante forma são as reações posturais onde através dos deslocamentos permitiram que a criança se expresse.
Podemos entender então que seus movimentos sob aspectos Tônico e clônico,que são movimentos de postura e o outro ligado aos movimentos dos músculos.
Emocional
São as transformações das suas descargas motoras em meio de comunicação,é também a ausência dos instrumentos cognitivos que faz com que as suas emoções sejam formas de comunicar para que possa sobreviver.A impulsividade passada em sinais para o adulto começa a ser interpretada de forma gradual .E dessa forma afetiva se da inicio a vida psíquica .
As experiências de trocas entre ambos vai permitindo associações e diversificações cada vez mais elaboradas e intencionais, a voz adulta chama mais a sua atenção do que os objetos.
Emoção e tônus
Tônus segundo Wallon é a fonte da emoção, ou seja quando há um aumento das emoções que esculpem seu corpo , elas logo são percebidas e interpretadas como o tipo de emoção que ela esta vivendo. Quando há uma diminuição a criança se mostra alegre , com o aumento dá sinais de desconforto.
Atividades circulares
Nessa fase a criança começa a fazer uma serie de atividades sempre repetindo , esse processo promove uma aprendizagem importante e a prepara para o próximo estagio.Os movimentos repetidos intencionalmente pela criança criam variações e seus efeitos são ajustados até que ficam mais precisos.Os movimentos fazem com que a criança conheça melhor
...