A Psicologia e Psicologia Social
Por: TAEstudando • 17/10/2018 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 265 Visualizações
Lane, S. T. M. (1981). O Que é psicologia social. São Paulo: Brasiliense 2006.
PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL
Sílvia T. Maurer Lane, formada em filosofia na USP em 1956, é presença marcante, por questionar a teoria e a prática da Psicologia Social no Brasil e na América Latina.Sua jornada na Psicologia iniciou-se em 1960 como professora de psicologia social e personalidade na PUC São Paulo e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento.
No livro o que é psicologia social,o tema “Psicologia e psicologia social”, baseia se,no estudo do comportamento, seja ele consciente ou inconscientes,nas condições ambientais e em suas características únicas.Dentre as condições ambientais podemos citar a questão da aprendizagem/reforço/punição, em que contribui para determinados comportamento decorrentes.
A psicologia se preocupa sobretudo com os comportamentos que individualizam o ser humano. Sílvia Lane diz, todo ser é único, com suas experiências e vivências, até mesmo aqueles que geneticamente são idênticos tem suas próprias peculiaridades.
Já a psicologia social tem como fundamento a relação do comportamento do sujeito socialmente, em consequência do seu contexto histórico social. As influencias do contexto histórico são atribuídas pela obtenção da linguagem, que atravez de grupos sociais, cultura e valores, definem a visão de mundo , assim ações, sentimentos e emoções decorrentes. As leis gerais da psicologia dizem que se aprende quando reforçado, mas vai depender da historia de vida do individuo.
A autora fez uma clara colocação sobre indivíduo e sociedade e o que o torna um ser social, exemplificando, impulsionando reflexão crítica e discussão teórica sobre o assunto. O texto vem para demonstrar o estudo da psicologia social e busca entender como o humano se comportar nas suas interações sociais, e é indispensável para jovens universitários do curso de psicologia.
...