A Psicometria
Por: Monique Leite • 23/5/2018 • Resenha • 476 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Psicometria
Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é a área da psicologia responsável pelo estudo do comportamento, através de técnicas utilizadas, bem como testes psicológicos. Estes são: Validade, Fidedignidade e Padronização.
O primeiro laboratório responsável pelas medições antropométricas, teve como fundador Francis Galton (1822-1911), em Londres, no ano de 1884. Para Galton a discriminação sensorial era a base da inteligência, e que por meio de medidas adequadas seria possível identificar diferenças intelectuais nos indivíduos. O objetivo desse estudo para Galton era selecionar homens e mulheres brilhantes, através da reprodução seletiva, pois acreditava que a humanidade poderia ser melhor se fosse possível evitar os “cruzamentos indesejáveis”. Galton teve uma grande importância na criação de métodos estatísticos e também foi responsável pela origem do conceito de “testes de inteligência”, com a finalidade de testar a habilidade sensora e motora dos indivíduos.
Hermann Ebbinghaus (1850-1909), em 1885, inicia os estudos experimentais sobre memória. Em seus estudos, avaliava a capacidade e o tempo de armazenamento, assim como a facilidade de resgatar o material armazenado e demonstrou que as memórias possuem diferentes tempos de armazenamento.
No Reino Unido, Galton conheceu James McKeen Cattell (1860-1944), e juntos formularam testes com finalidade de medir a discriminação sensorial, de tempo e de reacção. James McKeen Cattell é uma figura importante para a psicologia devido ao uso de métodos quantitativos e seu enfoque na criação da psicologia como ciência legítima.
Em contrapartida, devido às críticas que os testes anteriores possuíam, , o francês "Alfred Binet (1857-1911) juntamente com Théodore Simon, desenvolveram o primeiro teste de inteligência para diferenciar crianças especiais de crianças normais, no qual introduziu ao conceito de “idade mental”. Atualmente, esse teste é conhecido como Teste Stanford-Binet de Inteligência. "A Escala de Inteligência Stanford-Binet revista é o teste mais freqüentemente usado para o exame individual de crianças. Consiste em 120 itens, e mais vários testes alternativos que são aplicáveis à faixa etária entre dois anos e a idade adulta. Os testes têm uma variedade de atividades de dificuldade gradativa, tanto verbal como de desempenho, com a finalidade de revelar diversas funções intelectuais, como memória, livre associação, orientação no tempo, compreensão lingüística, conhecimento de objetos comuns, comparação de conceitos, percepção de contradições, capacidade para enfrentar situações novas e uso do julgamento prático. Além de muitas outras variedades de funções, também existem testes de coordenação visual motora." (Masserman, J. H., The Practice of Dynamic Psychiatry, 1955)
...