Resumo Do Conteúdo De Psicometria (4o. Semestre)
Monografias: Resumo Do Conteúdo De Psicometria (4o. Semestre). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vcacciag • 28/10/2013 • 468 Palavras (2 Páginas) • 911 Visualizações
1. História da Psicometria
Pode-se dizer que junto a Psicologia nasceu a necessidade interesse em mensurar os fenômenos psicológicos.
Já nos primórdios da história da Psicologia, uma linha de estudiosos interessava-se pelo pelos fenômenos da alma, enquanto que outros, diante da dificuldade em saber o que se passava dentro da mente de uma pessoa, preferiam avaliar aquilo que era observável, o comportamento.
No primeiro grupo, temos os estudiosos alemães, que se interessavam pela introspecção, e que não foram tão relevantes para o surgimento da psicometria porque sua orientação era puramente descritiva dos processos psicológicos.
No segundo grupo, mais importante, estavam os empiricistas ingleses e norte-americanos, que pesquisavam processos sensoriais (comportamentais).
As duas tendências entram em cena na mesma época para resolver os mesmos problemas.
Psicometria = psicologia empírica de Wundt + Psicologia Mentalista
*Psicologia empírica avaliar objetivamente aptidões humana
Psicologia mentalista
Desta forma, no princípio a Psicometria tinha duas orientações independentes:
a) Psicologia individual, com interesses humanos – Formados por um grupo de psicólogos que tinham objetivo psicopedagógico e clínico e usavam a psicometria especialmente para avaliar graus de retardamento mental;
b) Psicologia experimental, interessados na “ciência pura” - Um grupo de pesquisadores com interesses estatísticos.
Mais tarde as duas psicologias se fundiriam para formar a Psicometria Clássica.
1.1. Nomes Importantes da História da Psicometria
Galton (1880) – Primo de Charles Darwin, era meio excêntrico e tinha mania de medir coisas. Um vez foi ao teatro para medir o grau de “comicidade” de uma peça através do número de gargalhadas.
Cattell (1890) – Criou o primeiro Mental test, porém ele media apenas operações simples de aritmética, testes de memoria e resistência a fadiga. Era discípulo de Galton.
Binet & Simon (1900) – Criaram um teste de 30 itens para avaliação cognitiva e uma forma de avaliação da inteligência infantil em que a inteligência era medida dividindo a idade cronológica pela mental.
Spearman (1910-30) – Criou a teoria bifatorial, que tinha como pressuposto que a inteligencia era universal, ou seja, independia da cultura.
Thurstone – criou a teoria multifactorial, que é a mais utilizado nos dias de hoje. Análise Fatorial é uma técnica da estatística destinada à representar um processo aleatório multi-variado por meio da criação de novas variáveis, derivadas das variáveis originais e, geralmente, em menor número, que representa as comunalidades do processo.
1.2. Cronologia da História da Psicometria
Década de Galton (1880) – avaliação das aptidões humanas através da medida sensorial.
Década
...