TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopatologia

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação de Psicopatologia I

Instruções:

I- A partir da leitura do caso clínico “Na Corda Bamba”, responda às questões abaixo.

II- A presente avaliação possui 6 (seis) questões, onde o estudante escolherá 5 (cinco) para fazer, cada uma valendo 2 (dois) pontos.

1- Se você estivesse entrevistando a pessoa do relato, que detalhes você perguntaria na anamnese ou entrevista inicial que traria relevância ao caso?

Resposta: No primeiro encontro com Francisco recolheria as seguintes informações, perguntando- o sobre:

  • Me conte sobre a sua infancia? Quem cuidou de voce, a escola que estudou? ( para compreender um pouco mais sobre seu desenvolvimento, experiencias e referencias)
  • Me conta como é o relacionamento com seus pais, como é a sua familia? (para compreender o meio, o ambiente em que ele cresceu e vive)
  • Voce sabe porque está conversando comigo? ( para compreender sobre seu conhecimento sobre sua situação)
  • Como voce acha que esses acontecimentos começaram a ocorrer? ( se a resposta anterior fosse lógica e favoravel ao caso)
  • E a sua familia, como reagiu com esse acontecimento? ( para confirmar
  • Como chegou a esses mecanismos de defesa? (para identificar se foi ele que os criou ou um profissioanl da área que o orientou)
  • Me conte mais sobre suas experiencia em ser psicotico? ( para identificar coerencia em seus relatos)

2-Discuta a relação normal e patológico nesse caso.

Resposta: Nesse caso a relação normal e patologico é bem entrelaçada, pois é nitido no caso que a pessoa está bem consciente a respeito de sua doença, e esta está contolada não o fazendo mal, pois ele encontrara formas e mecanismos de defesa, mas sabendo que em todo tempo ele precisa dos medicamentos, isso aparentemente apresenta uma ação normal consciente. Porém, ele possui uma patologia, por ocorrencia de fatos relevantes, mas em seu subjetivo ele se considera normal por não conseguir identificar a origem de seus surtos e ao mesmo tempo compreende que possui uma patologia por afirmar e ter por conheciemento seus surtos, como evita-los, os seus medicamentos e as ações deles sobre seu organismo.

3-Conceitue a Transdisciplinaridade e diga como ela ajuda na compreensão do caso.

Resposta: A Transdisciplinaridade vai contra a patologia disciplinar baseada no Positivismo de Comte, no séc.XIX, que apoiava uma doutrina cientifica que tinha suas regras e padrões já estabelecidos, o que era observavel, as relações de causa e efeito, mecanismos e outros meios. Mas a Transdisciplinaridade é um rompimento com a barreira da disciplina por ser um meio mais complexo, subjetivo, singular e quebra a hierarquia do saber, por isso a Transdisciplinaridade tem como objetivo tecer conhecimentos, saberes e abordagens, abrir caminhos entre outras disciplinas sem perder a diversidade do conhecimento para a construção de um novo, dando a liberdade de interagir os saberes para compreensão dos fenomenos. Ela nos ajuda quando nos dá a liberdade de olharmos o caso com outros olhos baseados em um outro tipo de conhecimento, permitindo uma discussão sobre o contexto e possibilitando uma junção de saberes em favor da solução do caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com