A Psicopatologia
Por: mariana2104 • 8/9/2015 • Dissertação • 347 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
A psicopatologia está ligada a diversas vertentes, porém é foco de muitos estudos nas disciplinas de psicologia, psiquiatria e corpo teórico psicanalítico. Na Psicologia faz parte da Psicologia Clínica, Psicologia do Anormal e Psicologia ligada às neurociências entre outros. Ou seja, pode ser caracterizada como o estudo descritivo dos fenômenos psíquicos “anormais”, estudando gestos, comportamentos, expressões e relatos autodescritivos do enfermo.
A psicologia do anormal vai estudar o comportamento anormal e das psicopatologias. O principal foco é a pesquisa e o tratamento de uma ampla gama de distúrbios mentais. Estuda padrões incomuns de emoção, comportamento e pensamento. Incide sobre a interrupção ou a angústia que um comportamento problemático pode causar. Se um comportamento de indivíduos atrapalha sua vida pessoal, profissional ou social, então esse tipo de comportamento é considerado como um comportamento anormal que requer algum tipo de intervenção em saúde mental.
Já a psicologia clínica é o campo aplicado da psicologia que procura avaliar, entender e tratar condições psicológicas na prática clínica. O campo teórico conhecido como "psicologia anormal" pode formar um pano de fundo para esse tipo de trabalho. Esse ramo da psicologia se ocupa em estudar transtornos mentais e suas manifestações psíquicas. Essa área inclui (prevenção, promoção, psicoterapia, aconselhamento, avaliação, diagnóstico, encaminhamentos, dentre outros).
"Entendemos que a psicologia clínica se distingue das demais áreas psicológicas muito mais por uma maneira de pensar e atuar, do que pelos problemas que trata. O comportamento, a personalidade, as normas de ação e seus desvios, as relações interpessoais, os processos grupais, evolutivos e de aprendizagem, são objeto de estudo não só de muitos campos da psicologia como também das ciências humanas em geral" (MACEDO, 1984, p.8).
Habitualmente, o que diferencia a psicologia clínica das outras áreas de atuação do psicólogo, é, sobretudo, por ser uma prática que consiste numa observação individual e singular: a escuta clínica. É um o espaço em que o paciente\cliente se apoia para expressar seus conflitos, medos, inquietações e sofrimentos a fim de buscar alívio emocional. Desse modo, a psicologia clinica está ligada a psicopatologia no momento do diagnóstico e no estudo da personalidade.
https://psicologado.com/psicopatologia/psicopatologia-introducao-e-definicao
https://psicologado.com/atuacao/psicologia-clinica/o-que-e-psicologia-clinica
http://www.infoescola.com/psicologia/psicopatologia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_anormal
...