A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A EMPATIA: UM FATOR RELEVANTE NA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Por: Adriana214 • 17/6/2019 • Projeto de pesquisa • 3.288 Palavras (14 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE IEDUCARE – FIED.
CURSO BACHARELADO EM PSICOLOGIA.
ADRIANA ARAÚJO VIEIRA.
A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A EMPATIA: UM FATOR RELEVANTE NA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
TIANGUÁ-CE
2019.1
ADRIANA ARAÚJO VIEIRA.
A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A EMPATIA: UM FATOR RELEVANTE NA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Projeto de Pesquisa realizado para obtenção de nota apresentado para a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia I, no curso Bacharelado em Psicologia - 5º semestre, na Faculdade IEducare – FIED.
Orientador: Professor Davi Magalhães.
TIANGUÁ-CE
2019.1
SUMÁRIO
RESUMO.......................................................................................................... 00
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 00
2. JUSTIFICATIVA............................................................................................ 00
3. OBJETIVOS.................................................................................................. 00
3.1 Objetivo Geral................................................................................... 00
3.2 Objetivos Específicos........................................................................ 00
4. HIPÓTESES.................................................................................................. 00
5. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................ 00
6. METODOLOGIA............................................................................................ 00
REFERÊNCIAS................................................................................................. 00
APÊNDICES...................................................................................................... 00
A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A EMPATIA: UM FATOR RELEVANTE NA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
LA RELACIÓN DE LA EDUCACIÓN Y LA EMPATIA: UN FACTOR RELEVANTE EN EL APRENDIZAJE CON ALUMNOS DE LA ENSEÑANZA MEDIO.
ADRIANA ARAÚJO VIEIRA[1]
RESUMO[pic 2]
Esse projeto baseia-se na pesquisa com o tema: A relação da educação e a empatia: um fator relevante na aprendizagem com alunos do ensino médio. O objetivo da pesquisa foi abordar diversas estratégias sobre a educação diante da relação empática entre alunos-docentes, visando observar as concepções com base nos métodos educacionais. Fundamentando-se sob uma nova forma de olhar, no reconhecimento e investimento da capacidade de sentir e agir dos próprios adolescentes como o caminho para transformar a educação, facilitar o acesso à aprendizagem e assim construir uma sociedade mais justa e globalizada. Contudo planejamos oferecer a possibilidade em que o aluno reflita sobre suas atitudes, como também se relacione com os familiares e a sociedade, em um sentido de pertencimento sociocomunitário. Pesquisa exploratória-participante, de viés qualitativo realizado com questionários semiestruturados, sendo este aplicado em alunos do ensino médio da instituição E. E. F. M. Professor Rodrigues Fernandes Carvalho[2], da rede pública estadual, localizada no município de Ibiapina-Ce.
Palavra-chave: Educação. Empatia. Métodos. Aprendizagem.
RESUMEN[pic 3]
Este proyecto se basa en la investigación con el tema: La relación de la educación y la empatía: un factor relevante en el aprendizaje con alumnos de secundaria. El objetivo de la investigación fue abordar diversas estrategias sobre la educación ante la relación empática entre alumnos-docentes, visando observar las concepciones con base en los métodos educativos. Fundamentándose bajo una nueva forma de mirar, en el reconocimiento e inversión de la capacidad de sentir y actuar de los propios adolescentes como el camino para transformar la educación, facilitar el acceso al aprendizaje y así construir una sociedad más justa y globalizada. Sin embargo, planeamos ofrecer la posibilidad en que el alumno reflexione sobre sus actitudes, como también se relacione con los familiares y la sociedad, en un sentido de pertenencia sociocomunitaria. La investigación exploratória-participante, de sesgos cualitativo realizado con cuestionarios semiestructurados, siendo éste aplicado en alumnos de la enseñanza media de la institución E. E. M. M. Rodrigues Fernandes Carvalho2, de la red pública estadual, ubicada en el municipio de Ibiapina-Ce.
Palabra clave: Educación. Empatía. Métodos. El aprendizaje.
1 INTRODUÇÃO
A empatia, como um resultado multidimensional, incluindo os componentes afetivo, cognitivo e comportamental, tem sido considerada uma característica necessária para a educação no processo de ensinar e aprender. É a capacidade de entender, compreender, apoiar, ajudar e motivar as pessoas com as quais nos relacionamos. Permite nos aproximar do que o outro pensa, sente e imagina. Ela ajuda a viver melhor em sociedade, trabalhar melhor em equipe, valorizar as contribuições únicas de cada pessoa (Revista La Salle, 2018. p.05).
Além disso, permite considerar as motivações, os medos, os pontos fracos e fortes, tão importantes na resolução dos complexos problemas das relações interpessoais. Trata-se de uma habilidade chave para a vida em sociedade e particularmente para participar de um mundo cada vez mais globalizado. Quando não existe empatia, perceber o sofrimento do outro fica mais difícil, é o caso típico do bullying, os quais ocorrem com frequência nas salas de aula, existindo desrespeito entre os alunos. Infelizmente, isso pode se transformar em algo rotineiro quando os próprios autores não são capazes de perceber o real alcance de suas ações. Por isso, é tão importante desenvolver, nos processos educativos, a empatia.
...