A Revisão Psicopatologia
Por: Larissa Rodrigues • 7/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 397 Visualizações
REVISÃO 1º. BIMESTRE – PSICOPATOLOGIA ESPECIAL – 2020 – Prof. Eduardo Bilbao.
- No contexto da Neuroses, explique o conceito de sintoma egossintônico e dê um exemplo através de um caso clínico.
Egossintônico: quando o indivíduo não tem conhecimento dos seus sentimentos, valores, comportamentos, a pessoa convive com o sintoma, acostumou-se a ele, sofre e desconhece o porquê. Por exemplo, uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista tem uma auto relação excessivamente positiva, e rejeita sugestões que desafiam este ponto de vista.
- No contexto da Neuroses, explique o conceito de sintoma egodistônico e dê um exemplo através de um caso clínico.
Egodistônico: O paciente percebe os sintomas e sabe que está sofrendo, refere-se a pensamentos e comportamentos que estão em conflito com a autoimagem ideal de uma pessoa. Transtorno obsessivo-compulsivo é considerado egodistônico, já que os pensamentos e compulsões experimentados ou expressos não são consistentes com a auto percepção do indivíduo, ou seja, o paciente percebe que as obsessões são irracionais, e muitas vezes é afligido por suas obsessões.
- Explique com suas palavras as seguintes frases:
Sujeitos neuróticos são aqueles que apresentam algum grau de sofrimento
e desadaptação em algum aspecto de sua vida.
Embora o sofrimento possa alcançar graus elevados,
os sujeitos neuróticos conservam um grau razoável de integração do self.
Os pacientes portadores de estruturas neuróticas caracterizam-se pelo fato de apresentarem algum grau de sofrimento e de desadaptação em alguma, ou mais de uma, área importante de sua vida, como por exemplo, no âmbito sexual, familiar, profissional ou social, também é evidente o seu particular e permanentemente predominante estado mental de bem ou mal- estar consigo próprio. No entanto, apesar de que o sofrimento e prejuízo, em alguns casos, possa alcança níveis de gravidade, os indivíduos neuróticos sempre conservam uma razoável integração do self, pois apresentam uma boa capacidade de juízo crítico e de adaptação à realidade, além do fato de que os mecanismos defensivos utilizados pelo ego não são tão primitivos como, por exemplo, aqueles presentes nos estados psicóticos.
- De acordo com Zimmerman, quais são os 5 quadros clínicos tipicamente neuróticos?
Neurose de angústia, histeria, neurose obsessivo compulsiva, fobia, depressão
- Escolha 2 deles e escreva de 3 a 5 linhas sobre cada um.
Fobias: síndromes fóbicas caracterizam-se por medos intensos e irracionais, referentes a situações, objetos, animais, que não oferecem perigo real, podem ser elas agorafobia, fobia social, fobias especificas.
Neurose obsessivo compulsiva: ela é composta por alguns estados, os traços obsessivos em uma pessoa normal, ou como traços acompanhantes de uma neurose mista, uma psicose, perversão, também o caráter marcadamente obsessivo, e a neurose obsessivo-compulsiva. A neurose obsessiva, pelo contrário, implica um grau de sofrimento, a si próprio e aos demais, e também em algum prejuízo no seu funcionamento na vida familiar e social.
Histeria: manifestações clínicas tanto referentes ao corpo quanto a mente e ao comportamento, os sintomas podem ser divididos em dois grupos: dissociativos (espécie de rompimento com a consciência, causando desmaios) e conversivos (manifestações físicas dos conflitos psíquicos, ex: perda da fala, tremores, espasmos)
- Explique como entende a frase: “A neurose aponta para uma estruturação da subjetividade expressiva de conflitos intrapsíquicos e conflitos interpessoais”.
As neuroses são transtornos que surgem por conta de conflitos intrapsíquicos que inibem e perturbam as condutas sociais, elas perturbam o equilíbrio interior da pessoa e cria uma mudança em seu sistema de realidade.
- Explique a diferença entre Traços fóbicos de personalidade e Transtorno Fóbico.
Os traços fóbicos são compostos por uma timidez exagerada, ansiedade elevada, não é um transtorno pois não sugere um comprometimento na qualidade de vida da pessoa como o transtorno fóbico, que pode causar uma paralisia ou constrangimento dependendo da situação.
- Defina Fobia Social e Agorafobia e diferencie ambos conceitos.
Fobia social: transtorno de ansiedade intensa, se preocupar em excesso, medo de falar em público, ex: ao falar em público, trava, pois acha que farão comentários maldosos ou zombar. Também apresentam ritmo cardíaco acelerado, náusea e sudorese.
Agorafobia: um dos transtornos de ansiedade mais comuns, medo e reclusão, medo de lugares aberto, de muitas pessoas, acaba ficando preso em casa.
- Dê 4 exemplos de Fobias Específicas, identificando o objeto fobígeno em cada uma.
Aracnofobia: medo de aranhas
Aerofobia: medo de avião
Zoofobia: medo de animais em geral
Claustrofobia: medo de lugares fechados
Tenatofobia: medo da morte.
Acrofobia: medo de altura.
- Descreva os componentes ideacional ou obsessivo e ritualístico ou compulsivo do TOC.
As síndromes obsessivas se caracterizam por ideias ou pensamentos que surgem de forma insistente e recorrente na consciência, elas são vivenciadas com angústia e como algo que invade a consciência. São comportamentos e rituais como lavar as mãos, tomar vários banhos, bater na madeira três vezes, atos mentais como repetir palavras mentalmente. Esse transtorno se relaciona com a ansiedade e tem sintomas comuns como obsessão por simetria e limpeza.
- Dê 4 exemplos de comportamentos compulsivos.
Morder os lábios até se machucar, limpar a casa compulsivamente, checar se a porta está trancada, arrumar objetos simetricamente ou sempre de um mesmo jeito.
- Explique o mecanismo psíquico chamado Somatização.
É a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral a partir de uma alteração no estado emocional, podendo causar dores de cabeça, resfriados frequentes, asma, gastrite, dores no corpo. Quando vivenciamos muito os sentimentos de raiva, culpa, medo, estresse e não sabemos lidar com eles, acabamos entrando no processo de somatização, nosso organismo acaba entrando em colapso, o sistema psíquico avisa o sistema neurológico que algo está errado, dai, repassa ao sistema imunológico que finalmente comunica ao sistema
...