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A Subjetividade Como fruto da Relação Vivida pelo Homem.

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

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  • Psicologia Social: aquela que se destina ao aprofundamento da natureza social do indivíduo por meio da análise/estudo do fenômeno psíquico.
  • A Subjetividade é formada mediante o contato do sujeito com o meio no qual ele está inserido.

SUBJETIVIDADE: mundo interno produzido pelas interações sociais.[pic 1]

                

                        A subjetividade como fruto da relação vivida pelo homem.

  • Nessa visão psicológica social, o indivíduo deixa de ser analisado em sua materialidade (física) para ser compreendido em seu universo subjetivo. A preocupação principal é com o comportamento humano, tendo como pressuposto o desenvolvimento psíquico influenciado pelo meio social.
  • O homem na sua psicologia social “ é um ser social por natureza”, sendo que sua condição de humanidade está condicionada às relações com outros homens, com as experiências adquiridas e com a adequação à cultura.
  • A nova psicologia social propõe o estudo analítico da atividade, da consciência e da identidade por serem as características essenciais do homem e seu constante movimento. Essa vertente do pensamento foi trazida pelos expoentes: Vigotski, Alexis Leontiev e Luria.

ATIVIDADE:

  • Unidade básica fundamental da vida do sujeito. Por meio da atividade o homem se apropria do mundo.
  • A relação ativa com o mundo externo implica na construção da nossa identidade.

CONSCIÊNCIA:

  • Expressa a forma como o homem se relaciona com o mundo objetivo/físico.
  • Forma de se relacionar com o mundo.

Compreensão: transformação de ideias em imagens. É um saber por “ afecção”.

Trabalho[pic 2]

Vida social                        Produtos da subjetividade como apropriação

Linguagem                        do mundo objetivo pelo homem.

  • O homem encontra um mundo de objetos e significados já construído pelos outros homens.
  • A representação social = articulação de ideias dadas por um significado social. Construída coletivamente para o objeto em sentido pessoal.

Ex.: a compreensão de cadeira (móvel feito para sentar) é mantida socialmente, mas foi instaurada por uma individualidade.

  • CRENÇAS e IMANGENS são construídas ao decorrer da práxis e da vivência social.

IDENTIDADE:

  • O sujeito é um eterno transformar-se conforme cada contato com o mundo social.
  • O sujeito tem consciência de si próprio
  • Representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve de si mesmo a partir do conjunto de suas experiências advindas do contato.
  • Síntese pessoal sobre si mesmo: idade, sexo, trajetória etc.
  • “ O homem por essa visão é uma totalidade/conjunto.

                                                                                                                                                                                                     [pic 3]

Supera a visão estática e passa para o ser em construção, em constante movimento/transformar.

ATIVIDADE                              CONSCIENCIA                                     IDENTIDADE

[pic 4][pic 5][pic 6]

Fazer                                           pensar                                          agir do homem na sociedade

Psicologia sócio histórica

  •  Não existe natureza humana. Ao contrário, o indivíduo é construído ao longo de sua vida e da intervenção (contato) do meio.
  • Existe a condição humana. O homem é criado pelo homem.
  • A linguagem materializa e dá formas às aptidões humanas.
  • O homem concreto é objeto de estudo da psicologia.
  • A necessidade de superar as tradições positivistas e começar a compreender o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade.
  • Princípios de Vigotski:

- Uma visão interacionista/ construtivista

- O mundo forma a identidade do sujeito

- O homem constrói a sua identidade por meio do contato ligado à relação com o mundo físico e as formas de vida que são construídos ao longo da história da humanidade.

-  A compreensão da função superior do homem não pode ser adquirida por uma psicologia animal, uma vez que os animais não têm vida social e cultural.

- A linguagem e o pensamento são construções sociais. A cultura faz parte do desenvolvimento humano.

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