A Teoria de Hierarquia de Abraham Maslow
Por: kelpean • 19/8/2019 • Ensaio • 657 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
Teoria de Hierarquia de Abraham Maslow
Para Maslow, o ser humano nasce com cinco sistemas de necessidades, as quias são despostas em hierarquia. As pessoas permanecem como “animais carentes” durante a vida toda. Quando um grupo de necessidades é atendida, um novo toma o seu lugar. Conseguimos percorrer vários sistemas em ordem.
A teoria de Maslow começa com as necessidades fisiológicas, como o alimento, a agua, oxigénio, sono, sexo, proteção contra temperaturas externas, estimulação sensorial e atividade. Essas necessidades (requisitos para sobrevivência) são as mais fortes e impiedosas. Elas precisam ser satisfeitas em algum grau antes que surjam outras necessidades. Se uma única delas permanecer insatisfeita, ela pode dominar todas as outras (Maslow, 1970, p37) deu o seguinte exemplo:
“para nosso homem cronica e extremamente faminto. Utopia pode ser definido simplesmente como um lugar onde há comida em abundancia. Ele tende a pensar que, se pelo menos tiver alimento garantido para o resto da sua vida, será perfeitamente feliz e jamais desejara outra coisa. A própria vida tende a ser definida em termos de comida. Qualquer outra coisa será definida como insignificante. Liberdade, amor, sentimento comunitário, respeito, filosofia, todos podem ser descartados como ninharias inúteis, uma vez que não enchem o estomago. Tal homem pode com toda certeza ser definido com vivendo de pão”.
A ideia de Maslow provem do trabalho do Antropólogo Colin Turnbull (1972). Turnbull estudou os ik, uma tribo de caçadores das montanhas do norte da Uganda. Uma decisão governamental de criar um parque nacional retirou os ik de suas velhas terras de caça, com resultados desastrosos. Destruídos do seu tradicional suprimento de alimento e forcados a cultivar um solo árido e rochoso, esse povo montes começou a passar fome. Enquanto definhavam por falta de alimentos, sua estrutura social deteriorou-se. predominava um motivo (a fome) e um comportamento (procura de alimento) e essa busca mentalmente predominante de comida fez co que cada um deles se voltasse contra os outros. Amor e afeição foram abandonados, pois foram considerados “idiotas” e “altamente perigosos”. As crianças pequenas que não conseguia encontrar comida eram debuxadas em cercados à espera da morte. Também seus avos eram deixados na mingua. Essas mudanças de estilo de vida ilustraram a imensa forca dos impulsos não satisfeitos.
Uma vez não atendidas as necessidades fisiológicas humanas, as necessidades de se sentir protegido, livre de perigos e seguro tornam-se aparentes. As crianças querem rotinas em que possam confiar. Os adultos querem empregos estáveis, contas de poupança e seguros. As pessoas podem adotar as religiões e filosofias para organizar a sua vida e lhes proporcionar uma sensação de segurança.
Quando as necessidades de segurança são atendidas, surgem aas necessidades de afeto, intimidade e sentimento de pertencer. As pessoas procuram amar e ser amadas. Na visão de Maslow, a vida urbana moderna é solitária por diversas razoes. Os tradicionais vínculos de família são quebrados à medida que as pessoas se concentram em si mesmas, e as atividades diárias em uma cidade grande tendem a ser impessoais.
Uma vez satistisfeitas as necessidades de de amor, passam a predominar as necessidades de autoestima e da estima de terceiros. As pessoas querem ser valorizadas em suas comunidades, em seu trabalho e em casa. Querem respeitar-se a si mesmas.
Finalmente, depois de atendidas todas outras necessidades, as pessoas buscam a autorrealização. Elas lutam por realizar seus potenciais (especialmente os positivos) e atingir seus ideais. Maslow ficou particularmente impressionado pelas necessidades de realização (crescimento), acreditando que elas não so preservam a vida como também a enriquecem. Ele teorizou que essas necessidades predominam em personalidades saudáveis.
...