TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação do psicólogo hospitalar

Por:   •  2/9/2019  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

A atuação do psicólogo hospitalar

A Atuação do psicólogo hospitalar, não se restringe apenas a visita de leitos o psicólogo pode atuar em unidades de UTI, centros cirúrgicos e unidades de pré atendimentos, ou seja, varia muito o campo de atuação do profissional dentro do hospital. (FERNANDES, 2015).

E além de vários locais de atuação dentro hospital, existem diversas formas de trabalhar com os pacientes do hospital como grupos terapêuticos, cuidados paliativos, sistema de plantão, visita multidisciplinar, grupos de psicoprofalaxia, interconsulta, programas de humanização e mais outros variados tipos de tratamento a pessoa no hospital. (FERNANDES, 2015).

O psicólogo com no hospital vai tratar aspectos subjetivos do sujeito e aspectos da individualidade dos sujeitos com relação a isto Simonetti diz:

A psicologia hospitalar enfatiza a parte psíquica, mas não diz que a outra parte não é importante, pelo contrário, perguntará sempre qual a reação psíquica diante dessa realidade orgânica, qual a posição do sujeito diante desse real da doença, e disso fará seu material de trabalho. (SIMONETTI, 2006, pág. 16. apud. CANTARELLI,2009).

O Psicólogo tem uma função importante e real dentro do hospital, atuando no nível de comunicação, reforçando o trabalho da equipe multidisciplinar visando a uma adaptação do paciente e família ao situação atual, dando apoio as pessoas a par de todas as situações que ocorrem no hospital. (CANTARELLI, 2009).

E objetivo de o psicólogo não falar sobre a doença das pessoas em si, mas relação das pessoas com os sintomas das doenças, a relação dela com o hospital, a aquela situação significa para ela, como ela se vê naquele tipo lugar. (CANTARELLI, 2009).

Muitas vezes a família e amigos não consegue dar suporte ou “aguentar” o angustia que o paciente possa vir a apresentar por estar em uma situação de hospitalização por isso Segundo Simonetti (2006) citado por Cantarelli(2009), “ O psicólogo mantém a angústia do paciente na sua frente para que ele possa falar dela, simbolizá-la, dissolvê-la”. (SIMONETTI, 2006, pág. 24-25. apud. CANTARELLI, 2009).

Referencias:

CANTARELLI, Ana Paula Silva. Novas abordagens da atuação do psicólogo no contexto hospitalar. PEPSIC periódicos eletrônicos em Psicologia. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582009000200011. Acesso em 02 de abril de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com