A importância do aconselhamento genético na anemia falciforme
Por: BeatrizBarea • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ACONSELHAMENTO GENÉTICO NA ANEMIA FALCIFORME
O artigo em questão tem como objetivo explorar a abrangência da anemia falciforme, sua caracterização e origem. A anemia falciforme tem como principal característica a deformação causada nas hemácias, deixando-as com um aspecto de foice. Trata-se de uma doença genética, e, por isso, o aconselhamento genético torna-se de extrema importância, ao atuar em orientação aos portadores, com relação à hereditariedade e reprodutividade dos mesmos.
A anemia falciforme é considerada de maior prevalência no Brasil em virtude, principalmente, dos grupos negros de origem migratórias escravas, bem como sua miscigenação. A prevalência deste traço ocorre em estados da Região Nordeste e é menos presente em cidades da Região Sul. No entanto, este traço é encontrado em todas as regiões brasileiras e considerada uma das doenças genéticas mais frequentes neste cenário.
Começo por me referir que o tema é de extrema importância, ao passo que doenças genéticas com este caráter influenciam fortemente em decisões e projetos de vida. O artigo em questão trata do assunto com muita clareza, elucidando a relevância do aconselhamento genético à patologia. A leitura do artigo faz-se de modo agradável, tornando-se de fácil compreensão, embora me pareça que seria interessante se o artigo contivesse mais informações sobre a multidisciplinariedade na construção e composição do aconselhamento genético. No artigo em análise, a parte das considerações finais assemelhou-se a um resumo dos resultados obtidos, havendo necessidade de explicitar mais amplamente os resultados conquistados através do estudo. É, no geral, um artigo interessante, as poucas sugestões oferecidas tiveram o propósito de ensejar uma contribuição ao mesmo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
GUIMARAES, Cínthia Tavares Leal; COELHO, Gabriela Ortega. A importância do aconselhamento genético na anemia falciforme. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, supl. 1, p. 1733-1740, Junho 2010.
...