A Teoria Behaviorista
Por: cristiane34 • 14/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 720 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
Introdução
A teoria Behaviorista foi desenvolvida por John Watson, em 1913 com a publicação do artigo Psicologia: como os behavioristas a veem.
Behaviorismo tem como objetivo estudar o comportamento das pessoas diante de determinadas situações. O resultado não é exatamente o previsível, no entanto é possível avaliar algumas atitudes e consequentemente usar o resultado dentro das organizações para motivar, punir ou até mesmo mudar determinadas regras. Tudo isso com o intuito de melhorar o ambiente de trabalho.
"Através de análise, os psicólogos chegam aos conceitos de estímulo e resposta. Um estímulo pode ser provisoriamente definido como 'uma parte, ou mudança em uma parte, do ambiente', já uma resposta pode ser definida como 'uma parte, ou mudança em uma parte, do comportamento". Devemos “reconhecer, entretanto, que um estímulo não pode ser definido independentemente de uma resposta”. (Keller e Schoenfeld, 1966).
Snniker diz que todos nós nascemos com um comportamento pré-definido, ou seja, já sabemos com certa antecedência como iremos reagir diante de determinadas situações, no entanto há momentos em que nossos instintos reagem de maneira que não conseguimos compreender determinadas atitudes que tomamos diante de algum problema inesperado. A teoria comportamental buscar avaliar essas reações para modificar ou até mesmo usa-la como exemplo para os demais indivíduos de um determinado grupo de pessoas ou empresa.
Mas o intuito em usar essa tese nas organizações, com certeza é para erradicar a desmotivação de empregados, pois é comprovado que um colaborador motivado trás muitos benefícios para as organizações, uma vez que o mesmo ira priorizar o sucesso da empresa.
Com este artigo pretendo demonstrar como é possível utilizar essa tese em beneficio de qualquer ambiente de trabalho. Mesmo em uma empresa familiar onde às decisões são tomadas geralmente pelo pai-diretor.
Objetivo
Propor um plano de intervenção que possa beneficiar o ambiente de uma empresa família, e com isso motivar os gestores.
- Propor medidas que viabilizem a participação dos membros da empresa na tomada de decisão.
- Indicar um método de bonificação aos membros que participarem ativamente nas questões que beneficiem a organização.
- Propor uma intervenção na politica de relacionamento pessoal dentro do escritório.
Metodologia
Para este plano de intervenção foi utilizado pesquisas em revistas, livros e sites que continham artigos especializados em ambiente de trabalho.
O método que melhor se adequa a esta tese é o da recompensa, haja vista, que através da premiação por bons resultados todos são beneficiados dentro da organização. E a diretoria que não via com bons olhos a interferência dos membros que estão abaixo na hierarquia da empresa pode constatar através dos resultados satisfatórios a melhoria no ambiente organizacional, pois o colaborador que se sente envolvido diretamente nas decisões tomadas pela organização tomara para si a responsabilidade do sucesso da empresa. Propondo medidas que viabilize qualidade de vida no trabalho, redução de custos e consequentemente uma maior lucratividade por parte da organização.
...