AC Psicologia - Resume artigo A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente
Por: amanda.vb • 30/8/2023 • Resenha • 436 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
Modalidade/Tipo De Atividade/Local: Atividades Culturais e Esportivas - Leitura e resenha do Artigo: “A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente”
Nº DE HORAS: 02 H - Matéria: EDUCACAO INCLUSIVA SEM: 5
Referências: TAVARES, L. M. F. L.; SANTOS, L. M. M. DOS .; FREITAS, M. N. C.. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527–542, out. 2016. Acessado em: 25 abr. 2021.
O artigo tem como objetivo expor a deficiência na formação de professores para com a educação inclusiva, as lacunas apontadas por diversos autores que estudaram a temática apontam que a formação se mostra uma grande barreira no desenvolvimento do profissional que visa a inclusão. Para tal cerca de 52 profissionais da educação foram entrevistados para que pudesse ser avaliada se a formação dispunha de material teórico e prático para preparar os profissionais para uma atuação inclusiva, foi identificado uma déficit na formação uma vez que os docentes buscam por cursos e especializações a fim de ter rapport para incluir crianças com deficiência em sua atuação na área escolar.
Como desenvolvimento o artigo traz o embasamento legal em que não há orientações ou obrigação legal que as universidades devem preparar os professores a cursarem na grade a educação inclusiva, o que se mostrou na pesquisa como um grande déficit no profissionalismo dos professores uma vez que eles não tem condições técnicas para lidar com alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem o que leva a uma patologização, fracasso escolar ou a aprovação de alunos sem de fato aprenderem apenas para “se livra-los” dos alunos. Além de que a percepção dos professores frente as barreiras que encontram traz grande angustia desmotivação profissional e um desgaste físico e emocional na busca pela melhoria da qualidade e em atender as demandas que encontra em sala de aula.
Como podemos observar no artigo o defict na graduação superior no curso de pedagogia pode trazer a nós profissionais da psicologia, uma vez que o artigo traz em sua discussão a importância do trabalho em uma equipe multiprofissional com profissionais que tenham expertise frente a atuação de inclusão, uma demanda maior para atuação na área escolar, um campo que vem crescendo exponencialmente no mercado e brilhado os olhos de muitos profissionais. A oportunidade de nós psicólogos termos a matéria em grade curricular é um grande avanço na educação e formação de profissionais que visam atuar de forma inclusiva no campo escolar, uma atuação de extrema importância no combate a patologização da criança e o fracasso escolar erroneamente diagnosticados por profissionais da educação resultantes de uma formação deficitária.
...