ANAMNESE DO CASO SCHREBER
Por: João Paulo #timbeta • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 3.870 Palavras (16 Páginas) • 523 Visualizações
ANAMNESE DO CASO SCHREBER
PSICOPATOLOGIA II
ANAMNESE
IDENTIFICAÇÃO
DANIEL PAUL SCHREBER, NASCIDO EM 25 DE JULHO DE 1842 E FALECEU EM 1911, NASCIDO NA SAXONIA, ADVOGADO, CASADO E DO SEXO MASCULINO.
MOTIVO DA CONSULTA
O PRÓPRIO PACIENTE (SCHREBER) ATRIBUIU O COMEÇO DE SUAS DUAS PRIMEIRAS DOENÇAS NERVOSAS A UMA FADIGA MENTAL.
NO INÍCIO DE AMBAS, HÁ POUCA DIFERENÇA CLÍNICA: APARECIMENTO DE SINTOMAS HIPOCONDRÍACOS, CAUSANDO INTERNAÇÃO. HOUVE TENTATIVA DE SUICÍDIO EM AMBAS.
EM 1884-1885 FICOU SEIS MESES INTERNADO; DIAGNÓSTICO DE HIPOCONDRIA GRAVE (CANDIDATOU-SE A UM POSTO ELETIVO NO REICHSTG.
ENTRE 1893 E 1902 NOVE ANO DE DURAÇÃO DA SEGUNDA CRISE; DOENÇA ENTÃO DIAGNOSTICADA COMO PARANÓIA (APÓS SUA DESIGNAÇÃO PARA O ALTO CARGO DE JUIZ).
FINALMENTE DE 1907 A 1911 SUA ÚLTIMA CRISE DURA QUATRO ANOS, NESTE ÚLTIMO ANO SCHREBER VEM A FALECER.
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL
EM OUTUBRO DE 1884 CANDIDATOU-SE Á ELEIÇÃO PARA PEICHSTAG, É DERROTADO. EM NOVEMBRO DESTE MESMO ANO, AOS 44 ANOS DE IDADE ADOECE PELA PRIMEIRA VEZ E CONSULTA O DR PAUL THEODOR FLECHSIG. NO MÊS SEGUINTE É HOSPITALIZADO POR SEIS MESES DECORRENTES.
TINHA DIFICULDADES DE FALAR E ANDAR, TENTOU O SUICÍDIO POR DUAS VEZES. AS MANIFESTAÇÕES DEPRESSIVAS E HIPOCONDRÍACAS ESTAVAM PRESENTE E QUE A DEPRESSÃO ESTAVA LIGADAPELO MENOS CRONOLÓGICAMENTE COM A DERROTA ELEITORAL QUE DEVE TER SE CONSTITUIDO EM UMA GRANDE FERIDA NARCÍSICA PARA O PACIENTE.
EM OUTUBRO DE 1893, AOS 51 ANOS DE IDADE É PROMOVIDO A JUIZ PRESIDENTE DA CORTE DE APELAÇÃO EM DRESDEN, CAPITAL SAXÔNICA, EM 9 OU 10 DE NOVEMBRO DO MESMO ANO CONSULTA NOVAMENTE O DOUTOR FLICHSIG. O PRÓPRIO SCHREBER ENFATIZA QUE SUA SEGUNDA DOENÇA(CRISE) FOI CAUSADA PELA FORTE CARGA DE TRABALHO IMPOSTA POR SEU NOVO POSTO. PARECE CLARO QUE AS DEFESAS DE SCHREBER ESTAVAM FALHANDO ANTES QUE ASSUMISSE SEU NOVO POSTO. COMEÇARAM A OCORRER SONHOS PREMONITÓRIOS E FANTASIAS REGRESSIVAS. A FANTASIA HOMOSSEXUAL DE SCHREBER DE SER UMA MULHER TAMBÉM EXPRESSAVA UM INTENSO DESEJO DE ABDICAR DO STATUS DE UM HOMEM ADULTO.
NO ANO DE 1900, QUANDO A FASE MAIS AGUDA DE SUA PSICOSE TINHA PASSADO, EMPREENDEU OS PASSOS LEGAIS PARA SAIR DA INSTITUIÇÃO ONDE SE ENCONTRAVA. DEPOIS DE NOVE ANOS INTERNADO, EM 1902 RECEBE ALTA DO SANATÓRIO SONNENSTEIN E RETORNA PARA A ESPOSA E Á CASA.
SCHREBER PERMANECEU COM SAÚDE MENTAL RELATIVA POR VÁRIOS ANOS, E FOI CAPAZ DE ATUAR COMO ADVOGADO, EMBORA LIMITADAMENTE, DANDO OCASIONAIS PARECERES LEGAIS E COISAS SEMELHANTES. POREM UM IMPORTANTE TRAÇO DE SUA DOENÇA PERMANECIA. SUA CONVICÇÃO DE QUE ERA UMA MULHER.
REINTERNADO EM HOSPITAIS PARA DOENTES MENTAIS EM LEIPZIG-DÖSEN, EM 27 DE NOVEMBRO DE 1907 QUANDO VEM A FALECER AOS 68 ANOS EM 14 DE ABRIL DE 1911 NO MESMO HOSPITAL QUE HAVIA SIDO INTERNADO NO COMEÇO DA TERCEIRA E ÚLTIMA CRISE.
A DOENÇA DE SCHREBER PODE SER DIVIDIDA EM MUITOS PERIÓDICOS. COMEÇOU NUMA FASE PRÉ-PSICÓTICA (ERA PERTURBADO POR UMA EXITAÇÃO HOMOSSEXUAL) NA QUAL TODA SUA PERSONALIDADE JÁ ESTAVA MODIFICADA, MAS AINDA NÃO HAVIA A PRESENÇA DE NENHUM SINTOMA PSICÓTICO. SCHREBER AFIRMOU EM SUA AUTO-BIOGRAFIA QUE APÓS TER SIDO DESIGNADO PARA A PRESIDENCIA DA CORTE, SONHOU QUE SERIA MUITO AGRADÁVEL SER UMA MULHER QUE ESTIVESSE MANTENDO RELAÇÕES SEXUAIS. APÓS INICIAR SUA NOVA CARREIRA, APRESENTA UMA SINDROME HIPOCONDRIACA “NEURASTÊNICA” CULMINANDO EM UMA NOITE EM QUE ESTAVA TÃO EXITADO QUE EJACULOU SEIS VEZES. NESTE PONTO INICIOU SUA PSICOSE.
NA SUA SEGUNDA INTERNAÇÃO TOMOU BROMETO DE SÓDIO, USADO COMO TRANQUILIZANTE. TINHA UM SONO COMPROMETIDO (RUÍDOS NOTURNOS ERAM ESCUTADOS POR SCHREBER). TINHA IDÉIAS DE PERSEGUIÇÃO E ALUCINAÇÕES MACIÇAS.
SCHREBER TINHA TAMBÉM, VISÕES DE DESTRUIÇÃO “DO MUNDO” EM PARTE DOTADO DE UMA NATUREZA ATERRORIZANTE E EM PARTE DOTADO DE UM ESPLENDOR INDISCRITIVEL. RELATAVA EXTRAORDINÁRIO NÚMERO DE MILAGRES (FATOS DO MUNDO ALUCINATÓRIO DO PACIENTE) DIRIGIDOS CONTRA SUA ESPOSA. EXEMPLO: “MEU SONO DEPENDE COMPLETAMENTE DA CONSTELAÇÃO CELESTIAL; QUANDO DEUS SE RETIRA PARA MUITO LONGE... O SONO SE TORNA COMPLETAMENTE IMPOSSÍVEL. OU “COMO TUDO NO MEU CORPO, A NECESSIDADE DE DEFECAR ADVÉM DE UM MILAGRE.
O PAPEL DE PERSEGUIDOR INICIALMENTE ATRIBUÍDO AO DR FLECHSIG MAIS TARDE É TRANSPORTADO PARA DEUS. NETES PONTO SCHREBER UTILIZA UM MECANISMO DE DEFESA ESPECÍFICO, A PROJEÇÃO (A PSICOPATOLOGIA DA PARANÓIA TORNOU-SE SIGNIFICATIVA). AS TENDENCIAS MEGALOMANÍACAS EM TODOS OS DELÍRIOS ESTÁ A SUPOSIÇÃO DE QUE O PERSEGUIDO É UMA PESSOA MUITO IMPORTANTE. TUDO QUE ACONTECE TEM HAVER COMIGO.
SCHREBER EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS COM FLEICHSIG EM UM DE SEUS DELÍRIOS (DEUS-SOL-PAI), SUCUMBIU A FANTASIAS FEMININAS PASSIVAS SOMENTE APÓS TER SIDO COLOCADO DIANTE DA SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL DE ASSUMIR UM PAPEL MASCULINO ATIVO NA VIDA REAL. O MAIOR TERROR DE SCHREBER ERA ASSUMIR O LUGAR DO PAI, SEU CASAMENTO NÃO RESULTOU EM FILHOS, EMBORA SCHREBER APARENTEMENTE DESEJASSE TÊ-LOS.
INCAPAZ DE ENFRENTAR O PODEROSO PAI EM UMA COMPETIÇÃO FERRENHA COMO MEMBRO DA REISCHSTAG OU DE OCUPAR O LUGAR DO PAI COMO JUIZ PRESIDENTE, ADOECIA CADA VEZ QUE TINHA QUE ENFRENTAR SEMELHANTE ASSOCIAÇÃO.
SEU SISTEMA DELIRANTE, ENTÃO ESTÁ ESQUEMATIZADO DA SEGUINTE MANEIRA: EU, DANIEL PAUL SCHREBER, ESTOU DESIGNADO PARA REDIMIR O MUNDO E RECONDUZI-LO A SEU ESTADO DE BEM-AVENTURANÇA. NO ENTANTO ISSO SÓ PODERA ACONTECER SE EU, ANTES DE MAIS NADA, PASSAR DE HOMEM A MULHER. APÓS UM LONGO ACONTECER DE SOFRIMENTO QUE DEVERÁ ACONTECER AS MODIFICAÇÕES PREVISTAS, O DESTINO GLORIOSO DE SER ENGRAVIDADO POR DEUS SERÁ ALCANÇADO. DAÍ SURGIRÁ UMA RAÇA MELHOR DE HOMEMS COM UMA GERAÇÃ DE SERES MAIS SAUDAVEIS E NOVOS, SAÍDOS DO MEU ÚTERO.
AS DUAS DOENÇAS TIVERAM CURSOS CLÍNICOS DIVERSOS, A PROMEIRA LEVANDO Á ALTA APÓS UM ANO E A SEGUNDA ECOLUINDO POR ANOS A FIO EM UM PROCESSO QUE HAVIA DE DURAR, APARENTEMENTE, PELO RESTO DA VIDA, IDADE DESEMPENHOU UM PAPEL.
SEGUNDO SCHREBER VOZES LHE DIZIAM QUE O MUNDO NÃO MAIS
...