AS CIÊNCIAS COGNITIVAS NO BRASIL
Por: Kely Amanda • 8/7/2015 • Trabalho acadêmico • 621 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
AS CIENCIAS COGNITIVAS NO BRASIL
Intitulado Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criado em 1973, tem desenvolvido e atuado basicamente em três formas. O primeiro: Ciência Cognitiva Aplicada, pesquisando aspectos de cognição tais como linguísticos, neurológicos, psicológicos e sociológicos, a inteligência natural e suas relações com a inteligência artificial e ainda as suas aplicações e implicações no campo educacional. O segundo Ecologias Cognitivas: produção de conhecimento, aprendizagem e cognição, abrange o estudo da aquisição, do processamento e da consolidação do conhecimento na interface com diferentes ecologias sociais/institucionais. O terceiro, Processos Cognitivos Básicos e Aplicações tange a problemática da cognição dentro de novos territórios e passagens psicossociais.
Caracterizado pela Pós-Graduação em psicologia Cognitiva, foi criado em 1976 pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. Realiza pesquisas sobre as relações entre cultura e cognição, desenvolvimento cognitivo, linguagem, educação, matemática e cientifica, lógica mental e argumentação. Tem uma produção nacional e internacional dos mais importantes da área da psicologia cognitiva e, já alguns anos., mestrado e doutorado com a maior avaliação do CAPES.
Grupo Interdisciplinar do Centro de Logica, Epistemologia e Historia da Ciência-CLE, “Auto-organização”, fundado em 1986 na Unicamp, tem por objetivo realizar estudos sobre conceito de auto-organização e as possibilidades de sua aplicação em algumas áreas especificas do conhecimento, buscando a identificação de fenômenos caracterizados como auto-organização.
Acadêmicos Estudos Cognitivos (GAEC) iniciou suas atividades em 1990 no Departamento de Filosofia da UNESP, tendo como objetivo central a pesquisa filosofo-interdisciplinar sobre a natureza os processos cognitivos na perspectiva da ciência cognitiva dinâmica e da filosofia da mente.
Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Fluminense e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundado em 1992. Realiza uma abordagem transdisciplinar da cognição, através das interfaces a psicologia com a filosofia, a biologia e a comunicação.
Intitulado Laboratório de Ciências Cognitivas da Universidade Estadual do Norte Fluminense, foi criado em 1996 e extinto em 2002. Baseava-se no desenvolvimento de pesquisas sobre processos representacionais mentais aplicados á matemática e a computação também sobre a aquisição da linguagem.
Repercussões das obras de Claparède e Piaget no Brasil
A perspectiva genético-funcional proposta por Claparède e Piaget exerceu profunda influencia sobre a psicologia brasileira, sobretudo nas áreas da psicologia do desenvolvimento e da psicologia da educação, em cursos de formação de educadores e, a partir dos anos 1950, em curso de formação de psicólogos.
Entre os pioneiros escolanovistas (que visava contribuir para a renovação educacional como base em conhecimento da criança e da evolução dos processos cognitivos), destaca-se a figura de Helena Antipoff (1892-1974), que veio ao Brasil em 1929 para dirigir o laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Minas Gerais e lecionar psicologia para os educadores que iriam empreender a reforma de ensino no estado, iniciada em 1928.
Antipoff definiu como “a natureza mental do individuo polida pela ação da sociedade em que vive e desenvolvendo-se em função da experiência que adquire com o tempo” com os resultados das pesquisas realizadas pelo laboratório sobre o desenvolvimento mental das crianças em idade escolar, houve grandes diferenças nos resultados de diferentes meios sociais. A partir dessa compreensão funcional de inteligência, Antipoff sugeriu às escolas a adoção de programas de “ortopedia mental”, visando equalizar as oportunidades para as crianças de baixa renda que não obtinham resultados satisfatórios.
...