TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SUAS FAMÍLIAS E IMPASSES

Por:   •  23/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 5

ADOLESCENTES

SUAS FAMÍLIAS E IMPASSES

Eloiza da Penha

2014


Sumário

INTRODUÇÃO        3

1.        PRINCIPAIS IMPASSES        3

1.1        Sociocultural        3

1.2 Psíquicos        4

1.3 Familiares        5

2.        CONCLUSÃO        6

3.        REFERÊNCIAS        7

ADOLESCENTES, SUAS FAMÍLIAS E IMPASSES.

INTRODUÇÃO

Atualmente, o termo adolescência é um estágio do desenvolvimento onde o que temos são pessoinhas confusas e cheias de conflitos à espera de outro estágio, como se estivessem em uma “sala de espera” para a entrada no mundo adulto. O que ocorre é que nessa “espera” muitas coisas acontecem e o que temos são os impasses da adolescência.

A proposta deste trabalho é apresentar de forma sucinta os impasses dos adolescentes no meio familiar e sociocultural. Mostraremos ainda como a família, os pais principalmente, interfere na vida dos adolescentes e dentro desse conceito mostrar que eles sempre procuram uma forma de se alto afirmar como indivíduos de direito sobre os seus atos, embora dependam da orientação dos pais para ajudar a amenizar esses conflitos.

  1. PRINCIPAIS IMPASSES

  1. Sociocultural

Entra em questão o assunto das classes sociais onde marca o desenvolvimento do adolescente, pois as classes sociais mais baixas não têm muitas condições de oferecer uma qualidade de vida melhor para esses adolescentes como educação e lazer, pois tem que se preocupar com as necessidades básicas como alimentação, habita e indumentária, assim o seu desenvolvimento fica um pouco comprometido, já em classes médias há mais a oferecer para esse desenvolvimento como cursos, viagens e oportunidades de aperfeiçoamento para conseguir ser um futuro adulto pleno.  

1.1.2 Grupos sociais e Tendências

Não tendo um lugar definido na sociedade, o adolescente inicia sua busca por um lugar, com pessoas que ele possa se identificar, passando muitas vezes por diferentes grupos sociais. Alguns grupos são um apoio para esse adolescente, outros são extremamente nocivos, pois corroboram com os comportamentos antissociais desse adolescente, que na busca por sua identidade, se submetem a provas de todo tipo colocando, inclusive, sua vida em risco. Nesse ínterim podem-se acrescentar as drogas, os latrocínios entre outros.

Algumas práticas sociais podem forjar marcas da identidade. São as tendências, que produzem um adolescente padronizado no que diz respeito a verdades determinadas, tais como o visual, o uso de drogas, a perda da virgindade e etc. São identidades forjadas partindo de marcadores culturalmente taxados como relevantes. Muitas vezes esses comportamentos são os que determinam se o adolescente é aceito ou não em um grupo. Assim, a tendência é ingressar em determinadas posições e instituir ou reafirmar relações semelhantes.

1.2 Psíquicos

“A adolescência provoca uma ampla e profunda desestruturação de todos os níveis da personalidade, seguida de um processo de reestruturação, que passa por oscilações, nas formas de exprimir-se e apresentar-se, ao longo de vários anos.” (Maria do Rosário Teixeira de Aquino).

A família e a sociedade influenciam significantemente essa fase, existem muitos indivíduos que devido á família e seu meio social, não vivenciam essa crise da adolescência, e com isso não atingem como deveriam a maturidade emocional e também a intelectual.

A inquietação pode ser apontada também quando tratamos sobre adolescente, chega uma hora em que este procura por si mesmo buscar seus próprios ideais, o que antes era reproduzido por ele através da imagem dos seus pais, não faz mais sentido em sua realidade. Os conflitos psíquicos são projetados na família, e esta por sua vez tende a não compreender o jovem, muitas das vezes taxando-o como problemático, dizendo que tais crises são efeito da idade e que com o tempo passa, presenciamos muito essa situação no senso comum.

Outro fator evidente na adolescência é o isolamento e afastamento que tem o jovem de tudo e de todos, mas que podemos observar também de maneira positiva, pois põe o adolescente já que está fora da visão do outros, a refletir mais sobre seus atos, refletir sobre si e sobre novas questões e perspectivas, deixando-o mais aberto á novas propostas e ideais.

1.2.1Sexualidade

É na adolescência que acontecem várias mudanças, dando início ao processo de explosão hormonal trazendo consigo os conflitos da sexualidade.

Desde os primeiros dias de vida a sexualidade está presente em nossas vidas, mas na adolescência a sexualidade se manifesta de forma mais intensa, pois é nessa fase que as relações interpessoais se intensificam, influenciando sentimentos e comportamentos que deixam mais clara a sexualidade e entra também em questão o contexto da estrutura familiar e cultural ao qual o adolescente está inserido como a presença da mídia para interferir nessa fase mostrando padrões que não condizem muito com a realidade de cada adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com