ASSISTÊNCIA DOMICILIAR TERAPÊUTICA
Por: gleicymello • 24/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 272 Visualizações
ASSISTÊNCIA DOMICILIAR TERAPÊUTICA
Gleicy Mello Lescano
Resumo: A Aids(Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença imunológica, que atinge o sistema do organismo, os anticorpos do nosso corpo não consegue combater o vírus e assim a pessoa fica debilitada e com mais facilidade de contrair outras doenças. A carga viral de uma pessoa com o vírus HIV sem tratamento são muito altas as cópias/ml e após o início do tratamento essa carga viral vai diminuindo podendo chegar até 40 cópias/ml. O vírus pode ser contraído através da relação sexual sem preservativo, o feto pode contrair a doença através da mãe que é portadora do vírus ou que não realizou o tratamento correto ou na hora do parto ou através do aleitamento materno, transfusão de sangue, drogas injetáveis. O tratamento é feito através de medicamentos, chamados de anti-retrovirais, para a diminuição da multiplicação do vírus nas células. Com o tratamento a pessoa pode ter uma vida normal, mas com alguns cuidados com a alimentação e prevenção.
Abstrat: AIDS ( Acquired Immunodeficiency Syndrome ) is an immune disease that affects the system of the body , the antibodies our body can not fight off the virus and thus the person is weak and easier to contract other diseases . The viral load of a person without treatment with the HIV virus are very high copies / ml and after initiation of treatment is decreasing the viral load can reach up to 40 copies / ml. The virus can be contracted through sexual intercourse without a condom , the fetus can contract the disease through the mother who is carrying the virus or who has not made proper or during childbirth or through breastfeeding treatment , blood transfusion, injecting drug . Treatment is with drugs , called antiretrovirals to reduce the spread of the virus into cells . With treatment the person may have a normal life , but with some nutritional care and prevention .
Palavra-Chave: HIV/Aids, Assistência Domiciliar Terapêutica.
Introdução
Este trabalho desenvolveu através do Pinesc II do curso de Psicologia da universidade Anhanguera-Uniderp, realizado no Cedip (Centro de Doenças Infecto-Parasitária), localizada no Bairro Nova Bahia, Campo Grande-MS, centro especializado em consultas, diagnóstico e tratamento em doenças infectológicas, como: HIV/Aids, HEPATITES, SÍFLIS e outras doenças infecto contagiosas.
Abordarei o trabalho realizado para assistência domiciliar de pacientes com HIV/AIDS, essa equipe realiza um trabalho de consultas, exames, informações e prevenções, para que os pacientes que não possuem condições para locomoverem até o Cedip para a realização do tratamento. A equipe formada por motorista, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, realizam o tratamento nas residências dos pacientes que são aderidos nesse programa. O tratamento deve ser realizado conforme o Manual: Rotinas de Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT) em HIV/Aids, 2007, do Ministério da Saúde, seguindo suas orientações para um melhor desenvolvimento do programa.
Desenvolvimento
A assistência domiciliar surgiu em 1947, em Nova York, realizando um cuidado para o tratamento, prevenção e reabilitação de pacientes com doenças crônicas. No Brasil surgiu em 1959, através do Decreto da Presidência da República nº 46.348, de 03 de julho de 1959, o SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência) o serviço se dava aos pacientes que estavam empregados ou aposentados em órgãos públicos ou privados.
Em 1988 após o SUS (Sistema Único de Saúde) toda a população poderia usufruir desse serviço, pois, o SUS é um programa onde não existe uma distinção de classe social, raça, todo ser humano tem direito de assistência médica.
O ADT (Assistência Domiciliar Terapêutica) surgiu em 1995, para os pacientes portadores do HIV/AIDS, esse programa foi implantado graças aos médicos e suas equipes que se disponibilizaram para ajudar os pacientes que não tinham condições, tanto física ou econômica, para se locomover para hospitais ou unidades de saúde para a realização do tratamento, e para o governo também foi uma forma de redução de gastos.
A prestação de serviço domiciliar, apresenta três modalidades:
O Atendimento Domiciliar sendo um atendimento mais simples, como consultas, realizações de exames.
A Assistência Domiciliar Terapêutica abrange os pacientes que já passaram pela fase aguda da doença mais que se encontrão debilitados para uma locomoção devido ao avanço da doença anteriormente por não ter um tratamento adequado. Essa equipe médica fará um acompanhamento através de visitas periódicas, controle nutricional, um acompanhamento psicológico, fisioterapeuta, enfermeiros para realização de exames e um acompanhamento social.
E a Internação ou Hospitalização Domiciliar, para pacientes que necessitam de uma atenção e cuidados feitos em hospitais mais que não se beneficiam mais da permanência em hospitais, tanto os profissionais quanto os familiares requerem de um conhecimento sobre os procedimentos. Pois sem esses conhecimentos pode acarretar riscos para os pacientes.
O objetivo desse trabalho é uma maneira de integrar tanto o paciente quanto os familiares da importância do tratamento, diminuindo a necessidade de uma hospitalização, nesse tratamento é importante que haja um cuidador para que o tratamento seja feito de forma correta.
Esses pacientes que estão aderidos nos programas de Assistência Domiciliar Terapêutica, já passaram por uma fase muito crítica da doença onde acarretaram algumas seqüelas pela falta do tratamento e é importante que os profissionais que formam essa equipe estejam bem informados sobre cada estágio da doença para um melhor atendimento e orientação sobre cada cuidado com o paciente, é necessário também que essa equipe tenha uma boa interação para que não ocorra nenhuma divergência nas informações e cuidados.
...