ATIVIDADE GENÉTICA TERCEIRA NOTA
Por: RONIERD • 7/7/2022 • Trabalho acadêmico • 817 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
ATIVIDADE GENÉTICA - TERCEIRA NOTA
PROFESSORA: FERNANDA PEREIRA
om base no texto “A perspectiva genética em Psicologia: aspectos das teorias de Wallon e Piaget”, elabore a seguir um texto pontuando os seguintes itens:
1. O ESTUDO DA PSICOGÊNESE.
2. A IMPORTÂNCIA DO OUTRO NA GÊNESE DA PESSOA.
3. EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICA DA INTELIGÊNCIA.
4. OS PILARES DA TEORIA: O ASPECTO GENÉTICO-ESTRUTURAL.
OBSERVAÇÕES:
A atividade é EM DUPLA.
Construa um título pro seu texto.
No texto que você irá construir, não pode faltar pontuações a respeito de nenhum dos ítens acima mencionados.
Não copie o que está escrito no texto, a atividade é para ser feita com as suas palavras, mediante as interpretações construídas por você a respeito da leitura realizada.
Não faça plágio. Se forem encontradas cópias da internet, a atividade será desconsiderada e a nota será automaticamente zero.
Construa um texto com, no mínimo, 30 linhas. O deverá iniciar na próxima página deste documento e ser transcrito nas letras arial, tamanho da fonte 12.
Desejo uma excelente construção textual. Boa atividade!!!
INICIAR A ATIVIDADE NA PÁGINA SEGUINTE.
TÍTULO: Comunicação e a Linguagem segundo Wallon e Piaget
ACADÊMICO (a): Ronierd Aguiar Rocha
TEXTO: A perspectiva genética em Psicologia: aspectos das teorias de Wallon e Piaget
Comunicação e a Linguagem segundo Wallon e Piaget
De acordo com o texto o estudo da psicogênese realizado pelo filosofo Wallon buscou entender o psiquismo humano se atentando especialmente para infância, segundo ele se entendesse a infância entenderia também como se dá o funcionamento do psiquismo humano. Com isso a psicogênese tem relação com a comunicação e a linguagem, como se constitui e se desenvolve a capacidade das pessoas constituírem a linguagem e se comunicarem, sendo isto vital ao ser humano por isso ele focou na criança.
Segundo Wallon a importância do outro na gênese da pessoa se dá na constituição do eu psíquico pelo outro, ou seja, a necessidade do outro está inscrita no orgânico, uma necessidade que articula o que a criança faz ou possa reagir com as interpretações trazidas pelo outro, uma fase onde a criança desenvolve uma inteligência prática, ou seja, o personalismo onde a criança vai trabalhando a sua personalidade o seu eu, é a fase da oposição, das conseqüências de uma crise, para ir testando seus limites, regras entre outros.
No texto vimos também sobre a epistemologia e psicologia genética da inteligência de piaget, que trata da questão do desenvolvimento da inteligência e da construção do conhecimento, que visam responder não só as questões de como os indivíduos, sozinhos ou em conjunto constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso, para ele a inteligência é uma adaptação e os processo da inteligência que tem a finalidade do sujeito sobreviver, adaptar-se e modificar-se ao meio ou seja a inteligência é uma organização e o desenvolvimento dela não se dá por acúmulos de informações, mas sobre tudo por uma reorganização desta troca de inteligências, visando responder ou seja, crescer é uma forma de reorganizar a própria inteligência de forma a ter maiores possibilidades de assimilação, um conjunto de funções cognitivas levando para uma forma de equilíbrio encaminhando para uma forma final do equilíbrio.
...