ATPS: Jogos para relaxar o corpo, livrar-se dos estresses do dia
Seminário: ATPS: Jogos para relaxar o corpo, livrar-se dos estresses do dia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dgmac • 21/11/2013 • Seminário • 690 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
23- JOGO DO ANDAR
MATERIAIS: não há.
INSTRUÇÕES: a. pede-se aos participantes que andem pela sala, relaxando o corpo, livrando-se das tensões do dia; b. devem prestar atenção na sua forma de andar e imprimir o seu ritmo diário. (...); c. verificar como cada um pisa no chão (...): a distribuição do peso (...): a temperatura (...): o ritmo (...): o equilíbrio (...) etc.; d. depois de um determinado tempo, o Diretor dá as consignas de diferentes formas de andar (com as pontas dos dedos, com os calcanhares, com a borda de fora, de dentro, com um pé etc.), intercaladas com andar normal (forma de andar de cada um).
NOTA.: pode-se incluir formas diferentes como: marchar, correr, pular etc.
24- CRIAÇÃO COLETIVA DE UMA MÁSCARA
MATERIAIS: não há.
INSTRUÇÕES: a. todos circulam pela sala; b. cada participante (um por vez) apresenta uma característica pessoal de sua personalidade (livre escolha); c. o grupo observa e reproduz (ex.: esfregar as mãos, piscar os olhos etc.); d. repete-se o processo com os seguintes. Compete ao reproduzir a primeira característica e a Segunda, isto é, vão se acumulando as mímicas, de acordo com a apresentação de cada um; e. segui-se o mesmo procedimento até que o grupo consiga “incorporar”, na consequência, as características de todos; f. Comentários.
25- JOGO DAS PALMAS
MATERIAIS: um apito (opcional).
INSTRUÇÕES: a. grupo em pé, andando pela sala, aleatoriamente; b. ao comando do Diretor (através de palmas ou apito) deverão formar subgrupos, de acordo com o número de palmas. Ex.: quatro palmas (ou quatro apitos)=formar subgrupos de quatro pessoas; c. sai do jogo aquele que não conseguir entrar nos subgrupos; d. Comentários. NOTA: O Diretor deve formar subgrupos inicialmente, sem que ninguém saia (aquecimento).
26- ESCRAVOS DE JÓ
MATERIAIS: caixinhas ou bolinhas etc.
SENHA: “Escravos de Jó, jogavam Caxangá. Tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-za. Guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-za”.
INSTRUÇÕES: a. os participantes em circulo, sentados, com o “objeto” à sua frente; b. o “objeto” é passado para o participante da direita, ao cantarolar a música, seguindo a sequencia abaixo: 1. CANTANDO; 2. ASSOVIANDO; 3. LÁ,LÁ,LÁ; 4. EM SILÊNCIO; c. a cada “rodada”, acelera-se o ritmo da música. NOTA: As palavras assinaladas da senha devem ser dramatizadas durante o jogo, ou seja, “tira”: cada participante deve levantar o objeto; “põe”: coloca o objeto à sua frente; “deixa ficar”: aponta-se o objeto com o dedo indicador; “zig-zig-za”: faz-se movimentos de vai e vem com o objeto e, na palavra “zá”, entrega o objeto à pessoa da direita. Em outros trechos passa-se o objeto, normalmente. Deve-se repetir o mesmo procedimento em toda a sequencia.
27- PARTES DO CORPO
MATERIAIS: não há.
INSTRUÇÕES: a. o grupo, em pé, caminha de forma relaxada, mantendo um espaço na centro da sala; b. o Diretor dará consignas que envolverão partes
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