AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Por: Taís Nunes ⚓ • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.368 Palavras (10 Páginas) • 6.461 Visualizações
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
RESUMO
O presente artigo tem como tema a avaliação psicológica no contexto escolar e o seu objetivo geral é demonstrar a importância para a efetivação de um ensino integral e de qualidade a todos os alunos. Diante da importância da educação na vida do ser humano, compreende-se que a atuação do psicólogo é extremamente importante no contexto educacional, de modo que o seu trabalho com o aluno não seja baseado apenas em relatórios e pareceres, mas na observação e integração com este no seu meio. Entre as diversas atribuições do psicólogo no ambiente educacional está a realização da avaliação psicológica educacional, a qual consiste em um poderoso instrumento de diagnostico, intervenção e prevenção das situações que podem prejudicar o aluno no seu desenvolvimento e processo de ensino aprendizagem. O trabalho do Psicólogo na escola é direcionado tanto ao aluno quanto aos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Quanto mais precoce e detalhada for a identificação das dificuldades, bem como das potencialidades deste, maiores serão as possibilidades de intervenção em benefício do seu desenvolvimento e aprendizado. A avaliação psicológica escolar, apesar de ser um ato privativo do psicólogo, deve contar com a atuação de toda a equipe escolar, bem como da família do aluno, uma vez todas essas pessoas podem trazer informações valiosas para a elaboração do diagnóstico e identificação das intervenções necessárias para que este aprenda e se desenvolva de maneira rica e integral.
Palavras-chave: Psicólogo; Escola; Avaliação Psicológica.
1. INTRODUÇÃO
Em uma época não muito distante, a atuação do psicólogo no ambiente escolar se dava da mesma maneira que nos consultórios psicológicos, sendo que o paciente (aluno) era encaminhado pela instituição acompanhado de um relatório constando as queixas da equipe pedagógica a seu respeito, a exemplo da indisciplina, das dificuldades de relacionamento e de aprendizagem (MACHADO, 2000).
Hoje, diante da importância da educação na vida do ser humano, compreende-se que a atuação do psicólogo é extremamente importante no contexto educacional, de modo que o seu trabalho com o aluno não seja baseado apenas em relatórios e pareceres, mas na observação e integração com este no seu meio. Entre as diversas atribuições do psicólogo no ambiente educacional está a realização da avaliação psicológica educacional.
A problemática que envolve o tema em estudo está no fato da crescente incidência de problemas familiares, sociais, emocionais, entre outros, que atingem os sujeitos durante a vida escolar, os quais muitas vezes influenciam negativamente no seu desenvolvimento e aprendizagem.
Assim, justifica-se a importância do estudo do tema por tratar-se a avaliação psicológica escolar de um poderoso instrumento de diagnostico, intervenção e prevenção das situações que podem prejudicar o aluno no seu desenvolvimento e processo de ensino aprendizagem.
O objetivo geral desse artigo é demonstrar a importância da avaliação psicológica na escola, já os objetivos específicos consistem em refletir, de maneira breve, sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, tratar sobre a avaliação psicologia e, finalmente, a avaliação psicológica no contexto escolar. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos, sites e livros relacionados ao tema.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A atuação do psicólogo no contexto escolar
O psicólogo é um profissional capacitado para atuar em diversos contextos, a exemplo dos órgãos de saúde, de justiça, de assistência social, inclusive no ambiente escolar. O psicólogo, na escola, exerce a função primordial de auxiliar e acompanhar, juntamente com a comunidade escolar, o processo educacional do aluno, por meio da aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas (PATOO, 1997).
Para Gonzatti, et. al:
[...] psicólogo educacional pode compreender e intervir nas relações que se estabelecem entre os diversos atores da escola, propiciar entendimento e manejo de situações especificas, seja com o corpo docente, famílias ou estudantes, participar da elaboração do projeto político pedagógico da instituição, colaborando com a promoção de cidadania e efetiva inclusão social (GONZATTI, 2011, p.10).
Dessa forma, a presença do psicólogo na equipe escolar é de grande importância, uma vez que esse profissional possui um sólido conhecimento embasado, além das teorias da psicologia, nos estudo de grandes autores da psicologia educacional, como Piaget, Vygotsky, Skinner e Bruner (MACHADO, 2000).
Nesse sentido, afirma Nascimento, et. al, que:
O papel do psicólogo no âmbito escolar se norteia pela perspectiva de procurar relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Trata-se, pois, de um trabalho de reflexão sobre a prática, a partir da teoria. Os profissionais precisam dispor de conhecimentos dos temas tratados pela educação, da problemática do contexto escolar e das teorias pertinentes ao assunto a fim de explicitarem e fundamentarem adequadamente suas práticas (NASCIMENTO, ET AL., 2014, p.1).
O trabalho do Psicólogo no contexto escolar é direcionado tanto ao aluno quanto aos profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Em relação ao aluno, a sua atuação envolve a detecção de dificuldades de socialização e aprendizado, bem como situações de violência, abuso e problemas psicológicos, para que seja possível a realização das intervenções psicológicas necessárias, ou mesmo, a realização do trabalho de prevenção, para que as intervenções não se tornem regra nesses ambientes (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, 2007).
Quanto ao trabalho com a equipe escolar, em especial com os professores, a presença do psicólogo na escola contribui no sentido de apoiar no processo de ensino aprendizagem, auxiliando e instruindo para que este ocorra de maneira mais motivada e significativa possível para o aluno. Ainda, o psicólogo poderá auxiliar esses profissionais nas situações de indisciplina, problemas emocionais,
...