AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Por: Laurah Castelly • 24/3/2019 • Tese • 434 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
Avaliação Psicológica no contexto escolar
O trabalho de um profissional de psicologia possibilita varia abordagens em institutos escolares tendo que intervir em relações entre vários setor da instituição visando situações, diverso indivíduos da escola, proporcionar entendimento entre os mesmo, como por exemplo, corpo docente(professores, diretores, educadores em geral), familiares, ou os estudantes. Sempre está presente em elaborações de projetos políticos pedagógicos da instituição, colaborando com a mesma para promover a cidadania e inclusão social. Dente suas atividades se destaca a avaliação psicológica, que vem para contribuir para o processo de orientação, compreensão, manipulação e encaminhamento dos avaliados, caso necessário que nesse caso, pode ser utilizado instrumentos para ajudar a compreensão de algumas características vinculadas a aprendizagem como, por exemplo, capacidades de leitura, escrita, aritmética, funções executivas, memória, atenção, inteligência, habilidades psicomotoras, habilidades sociais, motivação para aprender, criatividade, investigação de interesse vocacional, de sintomas de estresse, depressão, ansiedade, hiperatividade dentre tantas outras. Neste caso cabe tornar visível e importante a avaliação integrada com a multidisciplinar, sendo ainda eficaz e válida em seus objetivos para com os estudantes. Com os avanços so tende a contribuir para uma avaliação privilegiada para com o avaliado como um todo, conhecendo as potencialidades e limitações afim de intervenção para auxiliar em seu desenvolvimento.
Acrescenta-se visando as escolas brasileiras tais visões: redes de apoio, suportes e equipamentos públicos e privados que sustentem as ações comunitárias e a dinâmica dos movimentos sociais presentes em determinados espaços geográficos - quem são e como vivem estudantes, professores, pais e gestores das instituições de ensino e a sua comunidade, educadores, orientadores escolares, pedagogos, psicopedagogos e familiares são parceiros para que as questões escolares possam ser avaliadas e orientar as famílias para melhor desempenho dos estudantes. E entende-se que quanto mais profunda for a investigação, maior será a identificação e melhor serão efeitos do programa de investigação em relação aos problemas secundários, Por fim esta avaliação serias uma procura por melhoras pelo psicólogo escolar juntamente com a parceria franca da família, educadores e educado, trazendo benefícios, e promovendo a saúde do envolvido.
Normas educacionais - Série escolar
E comum a interpretação de resultados de testes educacionais de aproveitamento em termos de normas de serie. O conceito de serie escolar como norma e empregado para testes de desempenho acadêmico e pode ser utilizado quando se trata de disciplinas que são oferecidas numa sequência de varias series escolares. As normas são construídas por meio da pontuação bruta media obtida por alunos em cada serie, resultando numa pontuação típica para cada serie. Assim, a criança que apresentar uma pontuação típica da 4ª serie obterá um escore(resultado finalo) padronizado de quatro.
...