Abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista
Por: mayarasouzad • 23/9/2024 • Resenha • 726 Palavras (3 Páginas) • 60 Visualizações
UNIPESU - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RECIFE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
MAYARA SOUZA DA SILVA CORREIA
NATHÁLIA MILENA MELO DE MORAIS
PINÓQUIO AS AVESSAS
Abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista.
RECIFE
2024
MAYARA SOUZA DA SILVA CORREIA
NATHÁLIA MILENA MELO DE MORAIS
PINÓQUIO AS AVESSAS
Abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista.
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na Atividade Prática Supervisionada (APS), realizado no semestre 2024.2, do curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário do Recife - UNIPESU.
Orientadora: Olga Paiva
RECIFE
2024
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O objetivo do nosso trabalho, é analisar às abordagens identificadas no livro Pinóquio às Avessas, escrito por Rubem Alves. Podendo-se dizer que, faz-se uma reflexão crítica dentro das abordagens: Tradicional, Comportamental e Humanista. O trabalho apresenta os conceitos usados nas definições das teorias de ensino. No livro podemos identificar que a abordagem mais presente é a Tradicional, onde o aluno é o receptor e o professor transmissor de todo conhecimento. Podemos dizer que Felipe, o sujeito da história, teve toda sua vida escolar conduzida pela abordagem Tradicional, onde se tornou um adulto bem -sucedido, porém não se sentia realizado.
DESENVOLVIMENTO
ABORDAGEM TRADICIONAL:
No livro temos a abordagem Tradicional, onde o professor é considerado um ser “formado” e o aluno um folha em branco ou uma “tabula rasa”.
De acordo com a leitura do livro Pinóquio às avessas, na página 16/17 é possível observar que Felipe não entendeu o que era “programa ”:
– Professora, o que é programa?
Sabendo que Felipe era uma criança, ela explicou de forma bem fácil:
– Programa é uma fila com todas as coisas que você deve aprender na escola, colocadas uma atrás da outra.
– E... Professora... – Felipe continuou – quem é que diz quais são as coisas que devo aprender? Quem foi que colocou em fila as coisas que devo aprender?
– Quem põe os conhecimentos em fila são pessoas muito inteligentes, do governo.
– E como é que eles sabem o que quero aprender, se não me conhecem e moram longe de mim?
– A escola não é para aprender aquilo que quer – disse a professora – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma ciosa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade…
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL:
Na página 26 do livro pinóquio às avessas do autor Rubem Alves
nota-se um trecho onde enfatiza claramente a abordagem comportamental:
“Na véspera de sua formatura, ele sonhou com um enorme frigorífico. A porta do frigorífico era muito grande e fazia lembrar a boca aberta da baleia que havia engolido o Gepeto, o Cléo, o Fígaro, o Grilo e o Pinóquio...
E lá dentro do frigorífico, ao lado dos frangos pendurados nas correias, havia longas esteiras onde se encontravam crianças, centenas delas, todas diferentes.
A esteira entrava num túnel escuro e do outro lado saiam crianças, todas iguaizinhas, saídas da forma, formadas...
E o Corvo Falante cantava: “Formatura. Entram diferentes e saem iguais: profissionais. É assim que um pirralho entra no mercado de trabalho”.
ABORDAGEM HUMANISTA
A abordagem humanista é centrada no aluno, o professor não passa conteúdo para o aluno, ele é um facilitador da aprendizagem do aluno. Pois na abordagem humanista o aluno é um ser único, é fundamental que esse aluno descubra o conhecimento por sua própria experiência pessoal.
Pág:26/26
“Passaram-se muitos anos. Felipe não era mais jovem. Seus cabelos estavam grisalhos.
E, numa bela noite, teve um sonho diferente. Sonhou que a Fada Azul, da estrela onde morava, o viu, com suas asas de borboleta desceu até ele e com sua varinha mágica tocou-lhe a cabeça.
Um arco-íris apareceu no céu e – pim-pam-pum! – num passe de mágica ele descobriu o nome do pássaro azul. E então voltou a ser o menino que um dia fora. Nesse momento, uma onda de felicidade encheu sua alma…”
A abordagem humanista se manifesta na valorização das emoções, das relações interpessoais e do desenvolvimento moral dos personagens. A narrativa explora temas como a busca por identidade, a importância da empatia e o reconhecimento das fraquezas humanas.
...