O PINÓQUIO ÁS AVESSAS E AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA
Por: anagabriela123 • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 541 Visualizações
[pic 1]
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS MAGALHÕES TEIXEIRA
Curso de Graduação em Pedagogia
PINÓQUIO ÁS AVESSAS E AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA.
Ana Gabriela Ramalheira Guardado
Francys Yansen Galego
Mariana Alvarez Soares
Campinas, 27 de setembro de 2017
UNIP – Universidade Paulista
Ana Gabriela Ramalheira Guardado - RA: N146FG-6
Francys Yansen Galego - RA: D252HC-1
Mariana Alvarez Soares - RA: D50090-2
PINÓQUIO ÁS AVESSAS E AS ABORDAGENS TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA.
Resumo do Livro
O livro Pinóquio ás Avessas, escrito por Rubem Alves, conta a estória de um garoto chamado Felipe que cresceu ouvindo seu pai contar a estória do Pinóquio, um boneco de madeira que para se tornar um garoto de verdade deveria ir à escola mas preferiu fugiu para viver a vida brincando e assim, ficando burro.
Desde que Felipe nasceu, seus pais faziam planos para seu futuro: onde estudaria, seria um bom aluno, passaria no vestibular, teria diploma, etc. Felipe por sua vez, vivia o presente com muita curiosidade sobre o mundo, mas havia um assunto especifico que lhe gerava interesse: os pássaros.
Felipe por possuir curiosidade, rodeava seus pais com perguntas que os mesmos muitas vezes não sabiam o que responder, por isso diziam “Na escola você aprenderá...” e o garoto, por sua vez, cresceu imaginando que a escola era um lugar maravilhoso porque iria esclarecer toda sua dúvida.
Finalmente chegou o dia em que Felipe ingressara na escola, colégio forte e caro que seus pais o matricularam para o mesmo estar pronto para o vestibular, e o garoto estava muito animado com isso, entretanto essa felicidade não durou muito tempo. Assim que Felipe perguntou sobre pássaros a sua professora de português, recebeu a seguinte resposta: “- Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos de pensar sobre aquilo que o programa manda.” E foi assim com todos os professores, geografia ensinava apenas geografia, matemática ensinava apenas matemática...
Felipe se distraíra com um pássaro azul e seu professor vendo isto o mandou para uma psicóloga que o diagnosticou com distúrbio de atenção. Os pais do garoto ficaram tristes com tal diagnostico e disseram que se ele continuasse com esses pensamentos seria uma pessoa sem futuro.
Na mesma noite, o garoto teve um pesadelo onde era o próprio Pinóquio e acordou decidido a orgulhar seus pais. Tornou-se um especialista em linguiças de frango, ficando rico.
Toda via, Felipe que agora se tornara um adulto, não era feliz. O mesmo procurou um psicanalista e lhe contou que sempre tinha um sonho que o deixava triste: um pássaro azul que em meio ao canto lhe dizia “Lembre-se do meu nome e você será feliz.”, mas Felipe não conseguia lembrar do nome daquele pássaro.
Tempos se passaram, Felipe agora possuía cabelos grisalhos e em uma noite teve um sonho que o tornou feliz, o fez relembrar o menino que fora um dia; sonhou com o pássaro e lembrou-se de seu nome.
Abordagem Tradicional
A abordagem tradicional trata o homem como uma tabua rasa. O ensino, nessa abordagem, está centrado no professor e o aluno apenas executa ordens que lhe são fixadas por autoridades superiores.
No ensino-aprendizagem os conteúdos e informações tem de ser adquiridos através do professor, que é o único transmissor de conhecimentos, tornando o aluno um ouvinte e passivo.
O diploma é visto na sociedade como a garantia de um futuro promissor, como mostra a seguinte parte do livro: “- Se você continuar a pensar em passarinhos, vai ficar burro! Grandes orelhas e um rabo vão crescer em você! Você não leu a estória do Pinóquio? Se você não concentrar a atenção nos pensamentos que devem ser pensados, não aprendera o que está no programa. Se não aprender o que está no programa, tirara notas baixas nas provas. Tirando notas baixas, não passara de ano. E não passara no vestibular. Não entrara na universidade. Não tirara diploma. Não será ninguém na vida!” (ALVES, Rubem) pag 38.
A relação professor e aluno é vertical, ignorando as diferenças entre os estudantes, utilizando o mesmo método de ensino para todos.
A avaliação é realizada visando a exatidão da reprodução do conteúdo proferido em sala de aula. Mede-se o conhecimento do aluno através das notas adquiridas em provas e exames. Na sociedade, as mesmas, definem o nível de aquisição do patrimônio cultural.
Abordagem Comportamentalista
A abordagem comportamentalista se caracteriza pelo objeto do Empirismo. O conhecimento é uma descoberta e é nova para o indivíduo que a faz, entretanto, esta realidade já está presente no mundo exterior.
A educação está ligada a transmissão cultural. A mesma deve transferir conhecimentos, assim como, comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades consideradas básicas para a manipulação.
O conhecimento é resultado direto da experiência, como mostra nesta parte do livro:
“- Meu pai me disse que conhecimento são coisas uteis. A gente faz alguma coisa com eles. Quem sabe martelar, martela. Quem sabe pescar, pesca. Quem sabe rodar pião, roda pião...” (ALVES, Rubem) pág. 35.
O homem é consequência das influências ou forças do meio ambiente.
...