Agências de controle e o mundo a nossa volta
Por: Amanda Garcia • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
‘Dr. Renato Faustino
Professor
contato@brasdados.com.br
Denominando-se grupo quando dois ou mais indivíduos esta reunido a um espaço ligado por uma recíproca independência. Desenvolvendo papeis, razões, apresentando normas e valores, exercendo ações uns com os outros, formando uma estrutura organizacional. Através de reforço e punição os grupos sociais intitulado como agências de controle, sendo encarregado de operar certas contingências. Sendo elas o governo, religião, entre outros. Como vemos grupos geralmente não são muito organizados e consistentes. Isso tem ocorrido em virtude do desrespeito disseminado a respeito da doença, imposto pela autoridade máxima do poder executivo.
A importância destas agências na vida em sociedade é profunda, visto que o Estado dita as regras gerais e os grupos subordinados respondem a estas regras. Considerando-se a situação atual mundial, as famílias, escolas, igrejas, têm seus limites descritos nas leis como distanciamento social, uso de máscara, quarentena e isolamento. E quando o infringem podem responder as consequências estabelecidas previamente desde pagamento de multa ate sua própria vida. ‘’ Vai passar’’ é a frase mais ouvida nos últimos 5 meses, se espalhando mais rápido que o próprio vírus, como forma de manter a saúde mental. Um evento como esse ocasiona perturbações psicológicas e sociais que afetam a capacidade de enfrentamento de toda a sociedade, em variados níveis de intensidade e propagação (Ministério da Saúde do Brasil MS, 2020).
Na crise desencadeada pela COVID-19, especificamente no intracrise, já se pode visualizar a alta quantidade e a simultaneidade dos casos suspeitos e confirmados, situação que tende a sobrecarregar o sistema de saúde, levando ao colapso da assistência e agravando o cenário da pandemia (Weissman et al., 2020). A falta de autocontrole vinda de poderes maiores, vêm sendo objeto de crítica de diversos setores da sociedade através de suas declarações e ações. O mesmo teve atitudes de repulsa desde o inicio, tratando o momento como ‘’gripezinha’’, atuando com ataques à ciência e ignora as recomendações da comunidade científica. Mesmo ao ápice de alto risco, o atual governo, age excluindo os estímulos discriminativos atuando com atitudes de afastamento de membros de ‘’poderes claros’’, ou atuando sem nenhum controle de comportamento admitindo a nos igualar a um medíocre aparente desenvolvendo apenas conseqüências aversivas à sociedade.
...