Alienação Parental
Artigo: Alienação Parental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graocarlos • 6/10/2013 • 467 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Defina Síndrome de alienação parental - Síndrome de Alienação Parental foi um termo criado em meado dos anos oitenta por Richard Gardner como um distúrbio da infância que aparece quase exclusivamente no contexto de disputa de custódia de crianças. Sua manifestação preliminar é a campanha denegritória contra um dos genitores, uma campanha feita pela própria criança, sem justificação. Resulta da combinação de um genitor e contribuições da própria criança para caluniar o genitor-alvo.
Explique como essa síndrome se manifesta - Em alguns casos a ruptura da vida conjugal acontece com tendências vingativas de um dos genitores, quando este não consegue adequar o fim da relação à sua vida, o mesmo desencadeia um processo de vingança e desmoralização do ex-cônjuge utilizando o filho com instrumento de agressividade. Por sua vez, o medo gerado na criança através do pensamento de abandono gerado por o fim de uma relação, faz com que ela se sinta protegida pelo genitor-alienador e decidem aliar-se ao mesmo.
Consequências fáticas da síndrome – Crianças vitimas de alienação parental são atordoadas por forte sentimento de culpa e responsabilidade pela separação dos pais, apresentam comportamento antissocial e de isolamento, também pode apresentar distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e pânico, utilização de drogas e álcool como forma de aliviar a dor da culpa da alienação, cometer suicídio, apresentar baixa autoestima, não conseguir uma relação estável durante a vida adulta, possuir problemas de gênero, em função da desqualificação do genitor alienado.
Discorra sobre as possíveis consequências de uma intervenção do ordenamento jurídico nesse caso – É de plena importância à intervenção do ordenamento jurídico em tal situação, pois, o convívio familiar, sejam de pais casados ou separados, é primordial na formação da personalidade de um individuo. Além de também, ser garantido o direito de ambos serem presentes na vida de seus filhos. A ausência de um dos pais, causa um choque psicológico muito grande em uma criança, o que pode à tornar um adulto problemático em diferentes aspectos. Um adulto problemático muita das vezes pode colocar a vida de outras pessoas em risco, principalmente em casos onde a vida de outras pessoas é colocada em risco.
Opinião do grupo: o estudo dessa síndrome é pertinente ao profissional do direito? Por quê?
Sim, pois, o profissional do direito, atuará na defesa de uma das partes, quando esta exigir o direito de participação na vida do filho. A identificação da Síndrome de alienação parental será um recurso importante em seus argumentos, principalmente, se o nível dessa alienação for agudo, onde o genitor alienador já utiliza de artifícios fictícios para denegrir a imagem do genitor alienante. O advogado deverá evitar que a alienação parental continua, para que a criança possa ter um desenvolvimento conhecendo a autoridade e respeitando seus pais, o que evitará problemas dos muitos citados na questões anteriores e o tornará um adulto comum.
...