Alunos com altas habilidades/superdotação e a contribuição da neurociência na educação desses indivíduos.
Por: Luzilaniasousa • 17/9/2022 • Artigo • 4.497 Palavras (18 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
Alunos com altas habilidades/superdotação e a contribuição da neurociência na educação desses indivíduos.
Luzilania de Sousa Barros
1Afiliação 1; 2Afiliação 2
*luzilaniasousa@gmail.com
Resumo
A inclusão escolar tem gerado muitos debates entre os educadores quando estes recebem em suas salas alunos público-alvo da educação especial, ou seja, alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (AH/SD). Contudo, quando o foco é a inclusão escolar do aluno com AH/SD, grande parte dos professores, afirmam desconhecer a existência desses alunos no espaço escolar. Tal fato reside, ainda, na invisibilidade dos alunos com AH/SD, associada a concepções equivocadas decorrentes da escassa discussão da temática das AH/SD nos cursos de formação de professores. Tendo em vista as discussões acima elencadas, o presente texto irá apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre as altas habilidades/superdotação e a inclusão educacional: o olhar dos professores sobre estes indivíduos. O objetivo que será discutido consiste em “Compreender os processos de identificação e inclusão de indivíduos com altas habilidades/superdotação que estão passando despercebidos nas salas de aula.”. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à pesquisa bibliográfica, realizada individualmente. Os resultados demonstraram que o ensino superior carece de maiores discussões acerca da temática das AH/SD, do mesmo modo que tem sido observado na educação básica.
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação. Identificação. Inclusão.
1. Introdução
Este texto tem como finalidade debater acerca da inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação. Para tanto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica sobre os estudantes com altas habilidades/superdotação a identificação e inclusão educacional destes indivíduos. No entanto, cabe salientar que, neste momento, será debatido acerca de um objetivo específico: “Compreender os processos de identificação e inclusão de indivíduos com altas habilidades/superdotação que estão passando despercebidos nas salas de aula.”.
Conforme orienta e apregoa a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) devem receber a atenção necessária em sala de aula assim como o atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncional.
Os estudantes com AH/SD estão inseridos no público-alvo da Educação Especial e como integrantes deste grupo de sujeitos têm direito de serem identificados e atendidos, para isso podem ser organizadas diversas estratégias para a identificação, acompanhamento e atendimento educacional na escola, a fim de reconhecê-los e oportunizar uma educação qualificada aos mesmos.
No entanto, comumente estes alunos permanecem “invisíveis” no contexto educacional, pois não são reconhecidos ou, mesmo sendo informalmente identificados, não recebem, muitas vezes, o acompanhamento educacional necessário para o avanço em suas potencialidades.
Para que estas ações inclusivas possam ser concretizadas na prática educacional, acredita-se na necessidade de formação docente para tal, tanto para o professor da sala de aula assim como ao professor da educação especial, visto que são estes profissionais que possuem o contato direto com o aluno e podem contribuir diretamente para o seu crescimento pessoal, intelectual, emocional e demais aspectos de sua subjetividade.
Com isso, este artigo tem o intuito de discutir, a partir de alguns referenciais teóricos e específicos da área das altas habilidades/superdotação, bem como documentos Legais da Educação e Educação Especial.
2. Materiais e Métodos
2.1. Tipologia do Estudo
O presente estudo foi construído com base em uma revisão bibliográfica, que tem como principal objetivo analisar e compilar conteúdos de conhecimentos científicos que discorram sobre a temática investigada no presente estudo. Buscando reunir evidências sistematizadas disponíveis para conhecimento e investigação da temática central do presente estudo.
No que concerne ao tipo de estudo, pode-se dizer que é um estudo descritivo, uma vez que tem como principal objetivo reunir conteúdos previamente disponíveis nas principais bases de dados.
2.3. Procedimentos
Após a escolha do tema, com busca nas bases de dados, analisando os estudos que serão inclusos na revisão. Assim, pode-se dizer que a internet é considerada como uma importante ferramenta na seleção dos estudos e para uma análise crítica, assim este instrumento é considerado de suma importância para obter a validade da revisão, bem como funcionar como um indicador de confiabilidade, amplitude e poder de generalização das conclusões da revisão (MARCONI, 2010).
Para a busca dos estudos foram utilizados os seguintes descritores: Educação Infantil. Neuropsicopedagogia. Ensino e Aprendizagem. Educação básica. As estratégias de busca foram baseadas em língua vernácula e língua estrangeira (inglês) através da utilização do operador booleano AND. As fontes utilizadas para reunir os artigos foram: Scielo, Google acadêmico e CAPES. O recorte temporal se deu nos últimos 10 anos, porém deu-se preferência para estudos mais recentes, ou seja, utilizando os artigos dos últimos 9 anos.
Ainda acerca dos critérios de inclusão para a seleção dos artigos, podemos dizer que: publicados em português e inglês, que estivessem na integra com versão gratuita disponível. Excluiu-se do presente estudo artigos que não atendessem os critérios elucidados pela presente metodologia.
Durante a análise dos resultados, observam-se na busca inicial 270 artigos. Após selecionar os artigos disponíveis nos idiomas descritos, foram selecionados para o presente estudo 11 artigos que atendiam totalmente os critérios de inclusão.
Quadro 01: Artigos selecionados para a construção da presente revisão de literatura
Fonte de Informação | Artigos encontrados | Artigos Selecionados |
CAPES | 10 | 1 |
Scielo | 20 | 6 |
Google acadêmico | 20 | 4 |
O processo de leitura e interpretação dos dados ocorreu através de análise e leitura rápida dos artigos, seguido por uma análise textual, na qual tratou de um modo de aprofundamento em processos discursivos visando obter conhecimento por intermédio da descentralização de assuntos do discurso. Está leitura permitiu identificar e isolar enunciados dos conteúdos a ela submetidos, bem como categorizar tais enunciados e produzir textos de modo a integrar descrição e interpretação.
...