Análise de Obras Artísticas
Por: camixribeiro • 21/11/2021 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
PROFESSOR: GABRIEL DE MEDEIROS LIMA
EQUIPE: CAMILA GEOVANA PEREIRA RIBEIRO;
DAYANE OLIVEIRA MORAIS;
EVELLYN FERREIRA COSTA DE OLIVEIRA;
MARIA JOSÉ LOPES DA SILVA;
NATHALIA SIMÃO GOMES DE MORAIS.
[pic 2]
Analisando a obra “O terapeuta” de René Magritte, podemos observar um homem de chapéu sentado em uma pedra, com os pés na grama verde-amarelada, seu tórax é representado por uma gaiola com dois pássaros brancos, um preso e o outro solto, em seus ombros tem uma manta avermelhada, porém não possui rosto, em uma das mãos ele está segurando uma bengala e em outra uma bolsa, ao fundo da obra se destaca o mar e o céu azul.
As cortinas abertas mostram que o personagem as abriu na intensão de por um momento permitir que pudessem olhar dentro da sua alma. Os dois pássaros brancos na gaiola parecem fazer alusão a comunicação, enquanto o único pássaro que está do lado de fora aparenta estar tentando atrair o outro para a liberdade da sua prisão, o outro pássaro que está no lado esquerdo dentro da gaiola, na altura do coração, aparenta estar preso sem a intenção de sair, talvez por medo, mesmo a gaiola estando aberta.
Podemos observar que o artista quis representar que enquanto não sabemos quem somos e como controlar a nossa mente, não temos identidade e somos como esse personagem sem rosto e como esse pássaro preso em uma gaiola aberta.
Com o fim da análise, podemos concluir que o artista tenta retratar a obra de forma simbólica e ao mesmo tempo direta, o cuidadoso e delicado trabalho de psicoterapeuta: acompanhar o processo do humano de se libertar de suas próprias prisões, através do desenvolvimento de auto suporte na busca de um existir mais livre. Essa obra nos ensina que o que nos faz livres e o quanto nos conhecemos e as atitudes que tomamos a partir desse conhecimento.
...