Analise Experimental Do Cmpto, Sniffy Cmpto Classico
Monografias: Analise Experimental Do Cmpto, Sniffy Cmpto Classico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikacvl • 10/3/2015 • 2.104 Palavras (9 Páginas) • 2.336 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Condicionamento Clássico
Sniffy-Pro
Relatório com gráficos sobre Condicionamento Clássico
relacionado à disciplina de Análise Experimental do Comportamento objetivando a obtenção de nota parcial de AV1
Sob orientação da professora Patrícia Pacheco
Niterói
Abril de 2014
Sumário
Introdução................................................................................. 4
Determinação do Nível Operante............................................ 5
Exercício Um............................................................................. 6
Exercício Dois........................................................................... 8
Exercício Três........................................................................... 10
Exercício Quatro....................................................................... 12
Exercício Cinco......................................................................... 14
Conclusão................................................................................. 16
Referências............................................................................... 17
Introdução
O presente relatório toma como referencia o programa “Sniffy: O rato virtual” que possui como objetivo facilitar o acesso de diversos estudantes aos principais fenômenos de condicionamentos operante e clássico que são discutidos nas aulas de Psicologia da aprendizagem, experimentais e similares.
O programa permite que preparemos e executemos uma grande variedade de experimentos de condicionamentos clássicos e operantes.
A experiência utilizada com o Sniffy neste trabalho é do comportamento clássico. Esta abordagem teve como propulsor Pavlov, um fisiologista russo que ao estudar as glândulas salivares dos cães, deparou-se com o efeito condicionado quando reparou que os cães começavam a salivar assim que ele chegava ao laboratório. A partir de então se pôde constatar que o chamado condicionamento clássico é um processo que descreve a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à "psicologia da aprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner.
Aprendizagem é um método relacionado com ato ou efeito de aprender. Ela é responsável pela modificação do comportamento de um indivíduo em função da experiência, pois a mesma estabelece ligações entre alguns estímulos e respostas.
Determinação do Nível Operante
A determinação do nível operante nos permite observar os comportamentos iniciais do Sniffy na caixa, ou seja, observar seus comportamentos inatos. Para determinar esses comportamentos cabe aos observadores do experimento avaliar o Sniffy por cinco minutos, e sem aplicar qualquer tipo de reforçador, em seguida fazer as anotações dos movimentos executados pelo rato virtual.
Com isso pode-se observar que inicialmente Sniffy:
• Coça o focinho com freqüência
• Fareja a caixa com freqüência
• Anda na caixa com freqüência
• Levantou poucas vezes.
A determinação do nível operante é importante, pois ela servirá como parâmetro para que possamos avaliar o condicionamento do rato virtual à medida que o mesmo passa por experimentos, ou seja, através dessa determinação poderemos ser mais precisos ao dizer quais foram as reações e mudanças que o individuo apresentou conforme foi sendo condicionado.
Exercício Um: Aquisição básica de uma resposta condicionada (CR).
Introdução:
A aquisição (aprendizagem) de uma resposta no condicionamento clássico é produzida apresentando-se repetidamente o Estimulo Condicionado (CS) seguido pelo Estimulo Incondicionado (US)
Realização:
O Sniffy deverá receber 10 conjuntos de tom de intensidade média (CS) com o choque de intensidade média (US)
Hipótese:
É esperado pelos observadores que o Sniffy não apresente reação ao CS na primeira vez, mas conforme ele for recebendo choques (US) após o tom (CS), é esperado que gradualmente ele passe a ter medo do CS. Sendo assim, quando o tom for iniciado o Sniffy passará a ter medo e demonstrará isso alterando seu comportamento aos poucos.
Comportamentos observados:
Nos dois primeiros tons pôde-se observar que o Sniffy manteve o mesmo comportamento observado na determinação do nível operante. A partir do terceiro tom conseguimos perceber que o rato passa a reagir mais ao tom modificando seu comportamento, ele passa a coçar o focinho, farejar e andar na caixa com menos freqüência e passa a ficar mais tempo parado.
Entre o terceiro e sexto tom foi observado que o Sniffy manteve as mesmas reações com pequenas oscilações. E a partir do sétimo tom ele passa a reagir mais ao tom e isso se mantém até o último tom.
Para melhor compreendermos essa mudança de comportamento do Sniffy, podemos observar os gráficos na próxima
...