Analise do Papel do Psicólogo Hospitalar e os Desafios Por ele Enfrentados
Por: Kalita Martins • 16/11/2018 • Resenha • 527 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Analise do papel do psicólogo hospitalar e os desafios por ele enfrentados
Embora tenha sido oriunda da psicologia clínica, a psicologia hospitalar mostrar-se diferente em sua atuação, uma vez que a prática de atuação do psicólogo no hospital é com os pacientes internados e suas famílias, cumprindo seu papel diretamente com o adoentado e com a experiência do adoecimento, tanto nos aspectos pessoais do sujeito como nos da família do doente. O trabalho é focal, centrando-se no sofrimento e nas repercussões que o paciente sofre com a doença e a hospitalização, associado a outros elementos como história de vida, a maneira como ele assimila a doença e seu perfil de personalidade. Ainda é necessário se considerar que um dos princípios significativos da psicologia no contexto hospitalar é a atuação conjunta do psicólogo e as equipes de saúdes, no qual o objetivo é elevar ao máximo nos pacientes a esperança de melhora, cura e minimização ou suspensão do sofrimento em si, já que a maioria das pessoas tem uma imagem negativa relacionada ao ambiente hospitalar, marcada por mortes e sofrimentos, sendo um local onde excita uma batalha constante diante das condutas terapêuticas. Por sua vez, é pertinente reforçar que dentro de um hospital o papel do psicólogo se diferencia da forma de atendimento clínico convencional, como, por exemplo, o tempo usual em atendimento, o setting terapêutico e a frequência dos atendimentos com aquele indivíduo. Desta forma, é muito importante que o profissional atuante no hospital, apresente uma atuação flexível procurando manejar os atendimentos identificando as dificuldades sugeridas pelo paciente e focando no primordial do momento terapêutico.
Santos; Jacó-Vilela, (2009) apud Gioia-Martins; Rocha Júnior (2001) acreditam que o profissional da psicologia inserido no contexto hospitalar não tem consciência de quais sejam suas tarefas e seu papel dentro das instituições, ao mesmo tempo em que o hospital também tem dúvidas quanto ao que esperar desse profissional, desse modo o distanciamento da realidade institucional e a inadequação da assistência mascarada por um falso saber pode gerar experiências malsucedidas. É um desafio para o profissional da psicologia adentrar em um contexto onde se predomina o olhar biomédico, onde há limites institucionais regidos por regras, condutas e normas, além disso, o trabalho do psicólogo é muitas vezes deficiente no contexto hospitalar, pois a ausência de estrutura física impossibilita o espaço de cuidado do psicólogo (CHIATTONE, 2011). Ainda é muito presente o modelo tradicional de atuação do mesmo nesse contexto, porém, na verdade, mesmo que se busquem novas formas de cuidados psicológicos, nos deparamos com situações onde o profissional obriga-se a exercer seu trabalho nos corredores e entre macas.
Bibliografia:
SANTOS, Fábia Monica Souza dos; JACO-VILELA, Ana Maria. O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 19, n. 43, Aug. 2009 . Disponível em: < http://www.fundacaojau.edu.br/revista11/artigos/7.pdf> último acesso em: 01 nov. 2017.
BATISTA Marta. A importância do psicólogo no contexto hospitalar. Disponível em: < http://www.psicologiasdobrasil.com.br/a-importancia-do-psicologo-no-contexto-hospitalar/> último acesso em: 01 nov. 2017.
...