Analise do filme as vantagens de ser invisivel (visão psicologica)
Por: Carolinecsilva • 3/9/2017 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 3.192 Visualizações
Análise do filme “ As vantagens de ser invisível”
O filme relata a vida do adolescente Charlie, que está iniciando sua vida escolar no ensino médio e passando por sérias questões pessoais como se recuperar do suicídio do melhor amigo que ocorrera no ano anterior e freqüentes crises de ansiedade e outros transtornos psicológicos, que no decorrer do filme descobrimos ser por conta de um abuso sexual vivido em sua infância.
No filme é relatada a dificuldade do mesmo em se integrar socialmente em sua nova escola pois a principio não se via inserido em nenhum dos grupos pré estabelecido na escola, e sobrevive os dias que parecem tortura se esforçando para ser invisível, sem nenhuma interação com os demais alunos ou professores.
Esta situação começa a mudar quando Charlie conhece dois irmão Sam e Patrick que se intitulam “desajustados” e a partir desta inserção social Charlie começa a experimentar viver, não apenas como expectador mas como coadjuvante.
Esta passagem vem de encontro com a teoria de Elkonin (1987) onde ele determina a periodização do desenvolvimento da criança e associa o período da adolescência as fases de comunicação íntima e pessoal, que é quando o adolescente se relaciona entre adolescentes e forma grupos e busca sua identidade, e a fase de atividade profissional/ estudo, quando o adolescente começa a se preparar para o mundo adulto.
Toda esta crise que é necessária para que o desenvolvimento aconteça, começa a se amenizar quando o protagonista Charlie consegue se posicionar nestes estágios, onde ele começa a se compreender destro de sua realidade, definir sua identidade, e até mesmo decidir que profissão escolher. Esta interação o auxilia inclusive a aceitar, compreender e iniciar um tratamento mais efetivo de seus problemas psíquicos.
O impacto positivo desta crise é a ruptura das características infantis, a fixação da identidade adolescente e preparação para a vida adulta. Vê-se então uma mudança de comportamento em relação aos pais, irmã, professores e uma consolidação de seu papel em seu novo circulo social.
...