Análise do filme laranja mecânica behaviorismo
Por: keethellym • 6/11/2015 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 914 Visualizações
ANÁLISE DO FILME “LARANJA MECÂNICA” – SOB O FOCO DA TEORIA BEHAVIORISTA (PARTE DA SUZANY TAVARES)
- INTRODUÇÃO
A teoria Behaviorista ou Comportamentalista se embasa que todo comportamento resulta de um processo de aprendizagem. Todo comportamento pode ser condicionado por meio de variações ambientais manipuladas.
A Teoria de Thorndike (Teoria Conexionista) - A aprendizagem comportamental é a formação de conexões entre estímulos e respostas ou a modificação de conexões já formadas.
Lei do Exercício: a conexão é tanto mais forte, quanto mais frequentemente é exercitada.
Lei do efeito: a conexão entre S-R é reforçada diante de resultados agradáveis e enfraquecida diante de resultados desagradáveis.
A Teoria de Watson (S-R) – Estuda o comportamento obtido como resposta do organismo através de um estímulo.
S = estímulo = modificações de aspectos do meio.
R = resposta = modificações de aspectos do comportamento.
A Teoria de Skinner (Condicionamento Operante): No condicionamento operante o comportamento acontece espontaneamente como resultado de um processo de maturação ou aprendizagens anteriores. A modificação que ocorre no corpo através desse estímulo no organismo denomina-se reforço. Reforço é um fator que aumenta a possibilidade de uma resposta ocorrer em determinada situação.
Reforço Positivo: estímulo que aumenta a incidência da resposta, quando é apresentado simultaneamente a ela.
Reforço Negativo: estímulo que aumenta a incidência da resposta, quando é eliminado simultaneamente a ela.
Punição: consiste na apresentação de estímulo aversivo ou na retirada de um estímulo positivo após a emissão de uma resposta inadequada. A punição elimina a resposta, mas não “ensina” como agir.
A Teoria do Behaviorismo diz que por meio das manipulações dos estímulos ambientais pode formar e planejar os seres humanos da maneira “correta” para a sociedade.
...