Análise experimental do comportamento
Por: gustavo10_gss • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
1-Eliminar as respostas emocionais do sujeito experimental ao ruído do bebedouro, como por exemplo: encolher-se no canto da caixa, urinar, defecar, afastar-se da barra, afastar-se do bebedouro, tremer e eriçar os pelos, ao ouvir o som do bebedouro; Determinar como o estímulo ruído adquire as propriedades de controle discriminativo uma vez emparelhado ao reforço primário (água); Treinar o sujeito experimental a discriminar o bebedouro.
2-Imediatamente após o término do registro do Nível Operante, inicie o procedimento de Treino ao Bebedouro.
Aguarde o sujeito aproximar-se de frente para o bebedouro, localizando-se na 2ª ou 3ª barra; ZERE o cronometro e acione o bebedouro manualmente.
Caso o sujeito não encontre o bebedouro: se em 10 segundos após o acionamento do bebedouro isto não ocorrer, ative novamente o bebedouro. Se ele não beber em 10 segundos , acione o bebedouro a cada 3 segundos até ele encontrar e beber a gota de água, então, de acordo com a resposta de afastamento do sujeito, siga os procedimentos abaixo.
Quando o sujeito encontrar a água, espere alguns segundos para que ele beba. Espere que ele afaste a cabeça do bebedouro, volte para a posição de afastamento selecionada, no caso: localizando-se na 2ª ou 3ª barra, e repita a operação por mais 4 vezes;
Gradualmente, a cada 5 tentativas em que o sujeito beber na posição selecionada, aumente a posição de afastamento; evite reforçar o sujeito na mesma posição de afastamento mais de 5 vezes, pois isto pode causar o comportamento de permanecer fixado.
3 -Não colocar a chave do bebedouro no modo automático, por que assim, sempre a resposta de pressão a barra vai ser reforçada.
Nunca libere a água quando ele estiver com a cabeça no orifício do bebedouro. Isto evitará o condicionamento da resposta de pôr a cabeça no orifício do bebedouro e ficar fixado.
4-Critério de término da prática: quando o sujeito experimental estiver de costas para o bebedouro, com o focinho na última barra do assoalho, e apresentar um tempo de reação de 1 segundo para retornar ao mesmo, repetindo este padrão de comportamento por no mínimo 5 vezes consecutivas. Outro critério para o término da sessão é a ingestão de 20 gotas de água, no mínimo, pelo sujeito experimental.
5- Observação, manuseio do controle do bebedouro e registro dos comportamentos do sujeito.
6- A variável independente é a privação e liberação do reforço positivo, água.
A variável dependente é o comportamento do sujeito(andar, farejar, erguer-se) ao ouvir o ruído do bebedouro antes de fazer a associação.
...