Arte de liderar
Por: Agaciel da Silva • 5/8/2015 • Resenha • 628 Palavras (3 Páginas) • 631 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC[pic 1][pic 2]
FACULDADE REGIONAL PALMITOS - FAP
Credenciada pela Portaria MEC n° 222, de 12 de março de 2009
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LIDERANÇA E FORMAÇÃO DE EQUIPES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
AGACIEL DA SILVA
GERSON DA LUZ
JUCINEI SIEROTA
LEANDRO AREND
ROGÉRIO ZIMERMANN
VALDEMIR LINDEMANN
PALMITOS (SC)
2015
FACULDADE REGIONAL PALMITOS
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LIDERANÇA E FORMAÇÃO DE EQUIPES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Trabalho apresentado à Faculdade Regional Palmitos (FAP), como requisito à aprovação na disciplina de Liderança e Formação de Equipes, do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão de Recursos Humanos.
PALMITOS (SC)
2015
1 INTRODUÇÃO
Ser líder não é fácil, é preciso entender melhor sobre o cargo e suas competências necessárias, para ser um gestor bem sucedido. As qualidades para se tornar um líder de sucesso muitas vezes é adquirida com a experiência no decorrer da carreira.
Defende-se que líderes são capazes de desenvolver pessoas e fazer com que a equipe evolua, enquanto chefes focam apenas os resultados. Para Mario Sergio Cortella, filósofo com mestrado e doutorado em educação, liderar é uma arte que deve sim coincidir com chefia.
2 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA LIDERAR UMA EQUIPE
Cortella abordou essas cinco competências as quais considera essenciais no líder, sendo que cada uma delas, segundo ele, exigirá do líder coragem, paciência e humildade. Conceitos estes que ele mesmo explica de um modo objetivo e claro em sua entrevista. São eles:
- Abrir a mente – O líder precisa ter a capacidade de perceber que o mundo muda e que é essencial mudar com ele. Tem que ser flexível no campo das idéias e das práticas e mudar o modo de pensar para poder melhorar sempre que necessário. Em um mundo de constantes mudanças, não dá para liderar com a cabeça no passado, É preciso perceber as mudanças e ser flexível para poder melhorar sempre.
- Elevar a equipe – Líder é aquele que quando cresce no campo do trabalho, valor e reconhecimento, faz com que todos aqueles que estejam ligados a ele também cresçam. Deve aproveitar as oportunidades para fazer a equipe crescer e evoluir. Não usar as pessoas para crescer e depois deixar de repartir a glória.
- Inovar a obra – Não basta repetir o que já está sendo feito, o líder deve ir além do óbvio. Ele tem de ser capaz de inovar constantemente àquilo que está sendo executado. Ser capaz de criar e buscar sempre evoluir e mudar para melhor.
- Recrear o espírito – É preciso saber que um grupo necessita ter no trabalho um lugar para alegria e prazer. Seriedade não é sinônimo de tristeza, ou seja, um trabalho sério não significa ser triste. É preciso também festejar as realizações e as conquistas.
- Empreender o futuro – Ser capaz não apenas de resolver o urgente, mas de cuidar do importante e não deixar sua condição de líder no momento em que mais se precisa. Ser firme e concentrar no que precisa ser feito, controlar suas emoções, ser capaz de transmitir segurança, esperança e atitude, não desistir e cuidar sempre do que é essencial.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
“Todos os líderes são ideais. Como ninguém nasce pronto, é preciso tornar real o líder que há em cada um de nós. Como o líder é algo a se realizar, desse ponto de vista, não existe um modo ideal de ser ou um único jeito de fazê-lo, mas atitudes que favoreçam isso.” (CORTELLA, 2011, A ARTE DE LIDERAR).
...