As Bases biológicas da saúde e da doença
Por: carlosjunior15 • 1/3/2018 • Projeto de pesquisa • 4.782 Palavras (20 Páginas) • 405 Visualizações
Briget Michela de Sousa Carolina Jose Care Hermenegilda Carlos Narcisia Maria Roque Victor Carlos Maiela As bases biológicas da saúde e da doença
(Licenciatura em Psicologiasocial e das organizações, 2º Ano Pós-laboral)
Docente: Mestre Edgar Universidade pedagógica Maputo 2016 | |
Briget Michela de Sousa Carolina Jose Care Hermenegilda Carlos Narcisia Maria Roque Victor Carlos Maiela As bases biológicas da saúde e da doença (Licenciatura em Psicologia ) Universidade pedagógica Maputo 2016 |
Indice
1.0 Introdução 1
2.0 Objectivos 4
2.1 Objectivo Geral 4
2.2 Objectivos Específicos 4
3.1 O sistema Nervoso 5
3.1.1 Divisão do sistema nervoso 5
3.1.2 Algumas estruturas do sistema nervoso 5
3.2 O sistema límbico 6
3.3 O córtex cerebral 7
3.4 O sistema endócrino 7
3.5 Sistema cardiovascular 8
3.5.1 Sangue e circulação 8
3.6 Sistema respiratório 9
4.0 A Asma 10
4.1 Sistema digestivo 11
4.1.1 Como os alimentos são digeridos 11
4.2 Sistema imune 12
4.2.1 Estrutura do sistema imune. 12
4.2.2 Respostas imunologicas não especificas 12
4.2.3 Resposta imunológica especifica 12
4.2.4 Um circulo bidirectional do sistema immune ao cerebro 13
4.2.5 Respostas primárias e secundárias do Sistema Imune 13
4.3 O sistema reprodutivo e agenética Comportamental 13
4.3.1 O sistema reprodutivo feminino 14
4.3.2 Sistema Reprodutivo Masculino 14
4.3.3 Fertilização e Mecanismos de Hereditariedade 15
4.3.4 Genes e Ambiente 15
4.3.5 Interações Gene -Ambiente 15
5.0 Conclusão 16
1.0 Introdução
Neste trabalho de pesquisa vamos abordar sobre as bases biológicas da saúde e da doença, com o objectivo de mostrar a dimensão da perspectiva biopsicossocial, contribuiu para a resolução dos problemas da psicologia de saúde, pois esta defende a ideia de que o corpo humano é um formado por muitos subsistemas interconectados e extremamente relacionados com outros sistemas maiores. Enfocados na promoção da saúde ou tratamento de doenças os psicólogos sempre se preocuparam com os nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos são afetados pelo funcionamento do corpo. Estas são as bases de pesquisa da psicologia de saúde onde participam, o sistema nervoso, cardiovascular, endócrino respiratório, digestivo, imune e reprodutivo. Cada uma delas faz aqui a sua descrição e seu funcionamento.
2.0 Objectivos
2.1 Objectivo Geral
- Conhecer as bases biológicas da saúde e da doença
2.2 Objectivos Específicos
- Descrever os sistemas que constituem as bases biológicas
- Indicar algumas doenças dentro destes sistemas
3.1 O sistema Nervoso
As actividades do nosso corpo são controladas pelo Sistema Nervoso, formado pelo cérebro, pela medula e por todos os nervos periféricos que recebem e enviam mensagens para corpo. Graças ao este sistema, o nosso corpo expande e contrai os músculos, controla os batimentos do coração, o pâncreas produz insulina e ainda apresenta a consciência.
3.1.1 Divisão do sistema nervoso
Este sistema contém bilhões de neurónios, cuja maioria está localizada no cérebro, e se dividem em duas grandes partes, o sistema nervoso central (consiste no cérebro e na medula espinal), o sistema nervoso periférico (contém os nervosos restantes do corpo).
O SNP subdivide se em duas partes a saber:
O sistema nervoso somático, que inclui os nervos que carregam mensagens dos olhos, dos ouvidos e de outros órgãos sensoriais para SNC, e dai para os músculos e as glândulas. Também é chamado de voluntario devido aos nervos somáticos que ativam os músculos esqueléticos. O sistema nervoso autónomo, este e responsável pelos nervos que ligam o SNC ao coração, aos intestinos e a outros órgãos internos e é conhecido como involuntário, pois, comanda os órgãos sobre os quais não temos controlo. O sistema autónomo por sua vez divide-se em: simpático que é formado por gânglios, distribuídos ao longo da medula espinal e conectados com órgãos internos do corpo, uma vez que estão interligados entra si, os gânglios simpáticos tendem a agir como um sistema único, ou “em simpatia” entre si. Ao contrário do simpático, o sistema nervoso parassimpático, os gânglios tendem a agir de maneira mais independente. Tem efeitos opostos aos gânglios simpáticos.
...