As Etapas Para Um Atendimento Psicológico Infantil
Por: ana.paula.pipino • 2/6/2023 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 107 Visualizações
Acadêmica: Ana Paula Pipino
Professora: Dalila Mateus Gonçalves
Curso: Bacharel em Psicologia
Disciplina: Psicologia Existencial Humanista
Ano: 2023
ETAPAS PARA UM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INFANTIL
O atendimento psicológico com crianças é fundamental ter uma metodologia bem definida, para executar melhor todo o processo em cada etapa:
- Contato inicial;
- Anamnese;
- Avaliação;
- Devolutiva inicial;
- Intervenção;
- Mensuração dos resultados;
- Finalização do caso.
O contato inicial é com os pais, para entender sobre o que é terapia, qual a maneira do trabalho a ser exercido pelo terapeuta, a queixa principal ou seja a dificuldade que está tendo para ajudar no desenvolvimento da criança, entre outros assuntos importantes.
A anamnese também será realizada com os pais, nessa entrevista deve se perguntar absolutamente tudo que for necessário para entender o contexto da criança, o histórico do paciente e da família, para entender o que está acontecendo com a criança, é importante que seja uma anamnese completa.
A avaliação irá ter o primeiro contato com a criança que vai avaliar a criança, diante da demanda da queixa principal que os pais denominam estar com dificuldades. Nessa etapa que geralmente dura de 5 a 10 sessões, será avaliada a criança com testes formais e observação clínica.
A devolutiva inicial é uma das etapas no atendimento psicológico infantil mais simples, nessa sessão, será apresentado o resultado dos testes executados durante a avaliação para que os pais entendam de fato o que pode estar acontecendo com a criança.
É uma devolutiva breve e curta, mas que deve explicar os resultados dos testes e quais será o plano de intervenção com a criança.
Depois da intervenção vem a mensuração de resultados, em um período em conjunto com os pais, deve se mostrar os resultados obtidos do atendimento psicológico, e assim sucessivamente após um período de intervenção e avaliação continua, entregar os resultados alcançados e algo mais que precisar ser obtido pela demanda do paciente.
A finalização do caso ocorre pode ocorrer por diversos motivos finalização pelos próprios pais, mudança de cidade etc. ou quando o atendimento atinge seu objetivo principal.
De acordo com o artigo “Análise Psicológica de um caso clínico infantil na perspectiva Humanista”.
Descreva como faria uma intervenção na abordagem humanista.
O paciente uma criança de quatro anos, de acordo com as queixas dos responsáveis a falta de limites, intolerância, agressividade e não saber brincar.
A intervenção psicológica seria com a técnica de ludoterapia que eu faria com a criança de quatro anos, seria de início no primeiro contato uma triagem com os pais, após a anamnese onde acontece a entrevista de dados que abrange um todo sobre a criança, sobre família, escola, como foi a gestação e mais diversos detalhes a ser perguntado para o responsável, dessa maneira teria uma base sobre a criança para dar início ao atendimento direto com a criança.
Primeiro contato com a criança seria um acolhimento de boas-vindas naquele ambiente, já avaliando seu comportamento e atitudes. Receber a criança de forma ativa com brincadeira e propor algumas situações que a própria criança possa me trazer e apresentar e dirigir a ela sobre como será os nossos encontros e explicando sobre o que nós iremos fazer a realizar na terapia comigo, colocando combinados e limites nas suas ações diante a sala de atendimento.
Uma das intervenções seria o desenho livre e canetas em diversas cores, diante durante a realização do desenho surge perguntas que faria a criança conversar dizer o que sente, e ao desenhar pode se colocar os seus conflitos internos dessa maneira internalizando em forma de desenho.
...