As Lições de Psicodrama - Cap. 5 e 6
Por: MEFM2000 • 31/3/2022 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE PSICOLOGIA
Maria Eduarda F. Martins – 831.807
LIÇÕES DE PSICODRAMA
CAPÍTULOS 5 E 6
Docente: Giovanna Cabral Doricci
RIBEIRÃO PRETO
2022
- A VISÃO MORENIANA DO HOMEM – CAP. 5
A visão moreniana baseia-se em características que o ser humano possui desde o nascimento, ditas como espontaneidade, criatividade e sensibilidade. Porém, dependendo do ambiente em que a pessoa se encontra, ela pode perder esses recursos caso frequente situações constrangedoras prejudiciais. O indivíduo, através de renovações de suas relações afetivas, consegue recuperar esses recursos para si.
Espontaneidade ou fator E, era definido por Moreno como uma capacidade, que era concebida para o indivíduo desde o nascimento, de responder de forma adequada a determinada situação. Seria como se o homem deixasse de ser espontâneo conforme vive suas experiências e entra em contato com o meio social.
A Revolução Criadora baseia-se na proposta de recuperação das suas capacidades humanas criativas, a espontaneidade é conquistada novamente a partir do momento de ruptura que o indivíduo faz dos padrões de comportamento. Dito isso, para a pessoa não se sentir travada ou insegura em algumas situações, ela precisa se permitir e se reconhecer como ser único, aceitando o seu jeito. Para isso, o indivíduo precisa desenvolver sua espontaneidade agindo de modo adequado em suas novas experiências, pois agimos envoltos de nossas relações afetivas e seria difícil mudar um ambiente agindo sozinho. Como complemento entra a criatividade, uma capacidade que permite a pessoa de criar ou modificar situações de acordo com a relação da espontaneidade elevando o potencial criativo.
Segundo Moreno, as conservas naturais são definidas como costumes, comportamentos ou até mesmo objetos materiais de uma determinada cultura. Ele diz que a criatividade se manifesta de forma evolutiva caso a pessoa use as conservas naturais como uma base ou uma referência, e não como algo definitivo de agir, para que assim possam se transformar de acordo com o que a situação pede.
O fator Tele, é visto por Moreno como uma capacidade perceptiva sobre o que está acontecendo entre as pessoas e o contexto q a situação se insere. Outra definição de Moreno para Tele seria voltada para a empatia, a captação de sensibilidade e emoções para com algum objeto, ou seja, em condições favoráveis para seu desenvolvimento, o fator Tele consta em uma experiência subjetiva entre as pessoas e essa experiência pode ser observada por um terceiro individuo.
Já a transferência é definida como um fenômeno oposto ao Tele, ela seria causa de frustações e equívocos nas relações interpessoais do indivíduo. O fator Tele permite que a pessoa vivencie os momentos especiais em condições favoráveis de forma marcante e intensa, ignorando os acontecimentos ao redor e apenas vivendo o momento. O encontro é algo essencial para a relação télica, relatado por Moreno como algo transformador, vivido como um momento destacado para as pessoas sem uma duração definida, ele apenas fica marcado. De acordo com Moreno, é de suma importância refletir sobre a interação humana e o que acontece entre ela, focando principalmente no presente para captar as correntes afetivas que estão sendo transmitidas nesse contato entre pessoas.
...