As visões do humanismo como podemos compreender
Por: Lucas Sousa • 2/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 355 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
1-Pelas visões do humanismo como podemos compreender o homem e a visão que a psicologia tem dele?
O homem é visto como o centro de tudo, o que o move a pensar e o que pensa, como age (ética, política), seus valores, sua forma de instrução e educação, sua formação intelectual e cultural, sua ideologia, suas adaptações dizem como cada um é. Ou seja, o homem é sentimento e razão, direcionando suas ações ás conseqüências, sendo sempre consciente do que faz.
2-Quais as relações estabelecidas entre humanismo e existencialismo e qual o paradigma a abordagem humanista-existencial?
O homem desde sempre tem seus valores, adquiridos ou criados, sua consciência diz o caminho a seguir, diferenciando valores e ética. A realidade, deve ser exposta, fluída e não estática, permitindo que ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desconstruindo a idéia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A relação entre o indivíduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se das exigências do passado e do futuro.
O pensamento existencialista defende, que a existência vem antes da essência. significa que não existe uma essência humana que determine o homem, mas que ele constitui a sua essência na sua existência. Esta construção da essência se dá a partir das escolhas feitas, pois cada escolha irá refletir diretamente no que se é. A angústia é o reflexo da liberdade humana, dessa ampla possibilidade de escolher e ser responsável por cada escolha.
3-Em sua opinião, qual a importância da Psicologia Humanista e Existencial nos dias de hoje.
Tanto a abordagem humanista quanto a existencial são essenciais para a vida cotidiana nos dias de hoje. Nem no passado nem hoje, nenhum homem vive sem sua dignidade e seus valores, pois somente com eles, terá suas realizações pessoais, terá seus desejos, suas liberdades e poderá realizar projetos. Dando sentido a sua existência e apontando ao seu destino e objetivo. Sempre tendo consciência dos seus atos, aceitando as conseqüências e tentando sempre acertar. Um homem que não perde seus valores, que cultiva sua dignidade, sua virtude, está sempre aprendendo, sempre ganhando. Cada um na sua individualidade, vivendo ao seu modo.
...