Atendimento Gestalt Gloria e Perls – Legendado
Por: BrunaRezendeRF • 28/4/2020 • Resenha • 385 Palavras (2 Páginas) • 1.813 Visualizações
Resenha Crítica
Vídeo: Atendimento Gestalt Gloria e Perls – Legendado
Friederich Salomon Perls, conhecido como Fritz Perls, foi um psiquiatra e psicoterapeuta criador da abordagem chamada Gestalt-terapia. Neste vídeo, Fritz Perls apresenta seu modelo terapêutico através de uma sessão com a paciente Glória.
Ao início do vídeo, Fritz Perls faz uma descrição resumida sobre o que é a Gestalt-terapia, porém esta mesma explicação ele não faz para a paciente. Segundo Perls, a Gestalt trabalha com a criação interna, conscientização e tudo isso é baseado no eu e tu, e no aqui e agora. Qualquer fuga que o paciente realiza em direção ao passado ou ao futuro, é visto como uma forma de resistência ao encontro. Ele mostra que o paciente precisa aprender sozinho a se entender, se descobrir, e que o terapeuta não pode entender mais o paciente do que o próprio paciente.
Perls mostrou a Glória a oportunidade de ela conhecer e entender a si mesma, confrontando a paciente para que ela se confronte. Um dos focos do atendimento, mostrado nas primeiras cenas, foi a inconsistência entre as expressões verbais de Glória e as não-verbais. Glória dizia sentir medo, ao mesmo tempo que estava sorrindo. Glória fica sempre na defensiva, tentando utilizar durante toda o encontro de mecanismos neuróticos para se proteger e que aos poucos vai deixando essas máscaras no decorrer do encontro.
Alguns dos conceitos evidentes no vídeo serão citados a seguir. Começo pelo que chamamos de contato, sendo possível observar quando a cliente Glória demostrava-se incomodada com aquilo que não aprovava como ser o procedimento correto de Perls. Awareness aparece quando Perls busca levar sua cliente a perceber e se dar conta de sua “falsidade”, e isso fazia ela se sentir mal.
É perceptível a clareza de Perls ao saber quando encerrar o encontro, no momento em que Glória demonstra estar mais emotiva do que é necessário, mostrando assim ter empatia e que mesmo sendo indelicado, ele soube quando encerrar o encontro com Glória.
Creio que preciso considerar que este vídeo pôde nos inspirar a desenvolver mais nossa prática clínica, mostrando a prática da Gestalt-terapia, já que os aprendizados são baseados nas teorias. Assim, ampliando nossa visão sobre a abordagem, sobre o encontro com pacientes e como questionar para que o próprio paciente levante suas questões pessoais para se entender e se descobrir.
...